Topo

Fla esbanja vontade, vence Botafogo na estreia de Luxa e deixa lanterna

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/07/2014 20h25

O ritmo mudou para o Flamengo na estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo. Neste domingo, o Rubro-negro esbanjou vontade e venceu o Botafogo por 1 a 0, no Maracanã. O gol de Alecsandro tirou o time da Gávea da incômoda lanterna do Campeonato Brasileiro. Com 10 pontos, a equipe ocupa agora a 18ª colocação e pode deixar a zona de rebaixamento na próxima rodada, quando enfrenta a Chapecoense, domingo, às 16h, na Arena Condá.

Já o Botafogo está na 13ª posição. O Alvinegro soma 12 pontos e segue a luta contra a degola depois de um desempenho ruim frente ao rival. O time de Vagner Mancini tem pela frente o líder Cruzeiro, sábado, às 18h30, no Maracanã.

Fases do jogo: O primeiro tempo apresentou um Flamengo com a correria típica dos times que estreiam novo treinador. O Rubro-negro dominou o setor de meio de campo e apresentou muita marcação apesar das limitações técnicas. Já o Botafogo tinha dificuldades para criar jogadas e os contra-ataques apareciam como alternativa mais viável. Foi assim que Emerson Sheik acertou a rede pelo lado de fora aos 18min.

Apesar do predomínio faltava ao Flamengo a construção de um lance claro para abrir o placar. E a oportunidade apareceu aos 33min. João Paulo aproveitou boa trama ofensiva e cruzou na medida. Alecsandro cabeceou com força e colocou o Rubro-negro na frente. O time de Vanderlei Luxemburgo ainda teve oportunidades para ampliar, mas os primeiros 45 minutos terminaram com o placar de 1 a 0.

O segundo tempo manteve o padrão apesar do recuo do Flamengo. O argentino Canteros entrou no lugar de Mugni e fez uma discreta estreia. O Botafogo seguiu apostando nos erros do adversário e contra-ataques. O que se viu foi apenas muita vontade e raras oportunidades de gol. A melhor foi do Alvinegro já nos últimos minutos depois de falha da defesa. O Rubro-negro saiu de campo aplaudido pela torcida e comemorou o pequeno desafogo no Campeonato Brasileiro.

O melhor: Cáceres - O volante foi expulso no último minuto do jogo. Porém, cumpriu importante função tática e mostrou intenso poder de marcação. Ele ajudou a fechar o sistema defensivo e deu liberdade aos companheiros no meio de campo.

O pior: Yuri Mamute - O atacante errou tudo o que tentou e irritou bastante a torcida do Botafogo. Ele foi substituído no início do segundo tempo e saiu vaiado.

Chave do jogo: O Flamengo dominou o setor de meio de campo e comandou as ações. A marcação de Cáceres e as saídas em velocidade fizeram o Rubro-negro complicar o Botafogo e alcançar a sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro.

Para lembrar: O clássico com vitória do Flamengo marcou a reabertura do Maracanã após a Copa do Mundo. A torcida do time da Gávea compareceu em número consideravelmente superior e deu um show no intervalo, quando cantou durante todo o tempo até o reinício do jogo uma versão de “decime qué se siente”, música que virou marca dos argentinos no Mundial.

FLAMENGO 1 X 0 BOTAFOGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Renda: R$ 1.499.250,00
Público: 43.412 pagantes; 52.378 presentes
Cartões amarelos: Leo Moura, Alecsandro e Cáceres (Flamengo); Carlos Alberto, Edilson, Airton e Emerson (Botafogo)
Cartão vermelho: Cáceres (Flamengo)
Gol: Alecsandro, aos 33min do primeiro tempo

FLAMENGO
Paulo Victor; Leo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Cáceres, Luiz Antônio, Everton (Gabriel) e Mugni (Canteros); Paulinho (Negueba) e Alecsandro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BOTAFOGO
Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Airton, Bolatti (Zeballos), Gabriel e Carlos Alberto (Wallyson); Yuri Mamute (Daniel) e Emerson
Técnico: Vagner Mancini