Topo

Grêmio estreia Fernandinho para 'salvar' ataque contra Coritiba desesperado

Fernandinho disputará sua primeira partida pelo Grêmio neste domingo - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Fernandinho disputará sua primeira partida pelo Grêmio neste domingo Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

27/07/2014 06h00

O Grêmio está entre os primeiros colocados do Brasileirão, mas nem assim consegue convencer a torcida. Desconfiados pelo baixo rendimento do ataque, os aficionados ganha nova esperança com a estreia de Fernandinho. Neste domingo, às 18h30, na Arena, o oponente, Coritiba, vive momento crítico na classificação e é comandado por um velho conhecido.

Os paranaenses ocupam a penúltima colocação no Brasileiro com Celso Roth como técnico. São apenas 7 pontos na tabela, a mesma marca do lanterna Flamengo. Com uma derrota pode acabar na incômoda última posição.

E é exatamente isso que o Grêmio pretende. Mesmo que não tenha dado muitos argumentos para deixar os aficionados tranquilos nas últimas rodadas. Foram atuações abaixo do esperado diante de Goiás [empate em 0 a 0] e Figueirense [vitória por 1 a 0]. Com isso, a cobrança aumentou, principalmente sobre o ataque.

No setor ofensivo, Barcos é o mais criticado. Sem marcar desde a 4ª rodada do Brasileirão, o Pirata viu, ainda, crescer a sombra de Lucas Coelho, destaque em jogos e treinamentos do time.

"Nunca vou desistir. Uma hora os gols vão voltar a acontecer", disse Barcos. "Não podemos desprezar um jogador como ele. É importante para o time e tem nos ajudado bastante", elogiou o técnico Enderson Moreira.

Mas é fato que o ataque precisa melhorar. O Grêmio é o 5º time que menos gols marcou no torneio. E para melhorar o retrospecto, Fernandinho vai estrear neste domingo. O jogador atuará devido a lesão de Alán Ruiz e a suspensão de Dudu.

"Estamos buscando este equilíbrio entre defesa e ataque. O mérito de termos a melhor defesa do campeonato é de todos. Agora temos que em alguns detalhes transformar o número de chances que temos criado em gols", disse Enderson.

A fase do Coritiba não é nada boa. O alviverde perdeu os dois jogos depois do recesso da Copa do Mundo e Celso Roth já se vê ameaçado. A falta de sequência também tem atrapalhado. Foram 11 escalações diferentes nas 11 rodadas de Brasileirão até agora. Apesar do retorno de Leandro Almeida, que cumpriu suspensão, Luccas Claro e Welington devem seguir formando a defesa.

"O momento é complicado, triste e difícil. Mas é mutável. O meu sentimento em vestir essa camisa todos os dias imutável. Independe do momento", afirmou o meia Alex.

GRÊMIO X CORITIBA

Data: 27/07/2014 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Horário: às 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Saimon; Ramiro, Riveros, Fernandinho, Giuliano e Luan; Barcos.
Técnico: Enderson Moreira

CORITIBA
Vanderlei, Norberto, Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Germano, Robinho e Alex; Dudu e Zé Love.
Técnico: Celso Roth