Topo

Coritiba vira no último minuto, vence o Grêmio e derruba Enderson

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre*

27/07/2014 20h23

Brilhou a estrela de Alex. Com gol do armador, no último minuto de jogo, o Coritiba venceu o Grêmio por 3 a 2 neste domingo, na Arena, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Zé Love fez dois e Barcos os outros dois jogos da partida. O jogo foi emocionante e teve duas viradas. O Coritiba saiu na frente, Barcos virou com dois gols, Zé Love empatou e Alex evitou que o Coritiba virasse lanterna.

Foi a quarta partida sem vitória do Grêmio como mandante. Desde maio que não ocorre uma vitória na Arena. O time gaúcho para com 19 pontos e ocupa a 10ª posição na classificação. Enquanto o Coritiba pula para 10 e deixa o último lugar, que aconteceria em caso de empate. O alviverde é 17º colocado.

Após o jogo, a direção do clube demitiu Enderson Moreira. A cobrança forte pelas vaias da torcida empurraram o comandante para fora do clube. Tite é o nome mais cotado para assumir o comando.

Enquanto isso, Celso Roth se fortalece e vê sua equipe vencer a primeira após a Copa do Mundo. Nos outros dois jogos, derrotas tinham acontecido em série.

As fases do jogo: O Grêmio jogou bem por 10 minutos. Nos instantes iniciais da partida, o time gaúcho criou logo duas chances de gol, com Riveros, aos 5, e Fernandinho, aos 7. Mas depois recuou, errou muitos passes e acabou encurralado pelo bem organizado oponente. Foi o Coritiba que esteve mais perto de abrir o placar na primeira etapa. Com chutes de fora da área, os visitantes foram perigosos com Germano, aos 10 minutos, e principalmente com Alex, que acertou a trave aos 22. Antes do fim do primeiro tempo, Zé Love fez grande jogada, Robinho driblou a marcação e, de dentro da área, obrigou Marcelo Grohe a uma difícil defesa, aos 41 minutos. Na volta, de primeira, acertou a trave. Vaias encerraram a primeira etapa.

Logo no segundo tempo, a superioridade do Coritiba se transformou em gol. Robinho lançou para Zé Love, que driblou Grohe e colocou na rede. Desesperado, o Grêmio foi para o ataque e empatou aos 11. Fernandinho fez boa jogada e rolou para Barcos bater forte igualando a partida. Não tardou para sair a virada. Aos 19, Luan enfiou para Barcos, que driblou duas vezes o goleiro Vanderlei e fez o segundo. Mas aos 27 o Coritiba contou com cobrança de falta de Alex e empatou novamente com Zé Love. Aos 41, Barcos perdeu a última chance do Grêmio. Faltando 30 segundos para o fim do jogo, Alex recebeu dentro da área e colocou na rede determinando a vitória do time visitante.

O melhor: Alex  – Autor de um gol e um assistência, além de uma bola na trave, o armador do Coritiba foi fundamental, ditou o ritmo da partida e brilhou em campo. Ainda mais faltando poucos segundos para o apito final, quando definiu a vitória.

O pior: Ramiro – O volante do Grêmio não conseguiu ser importante defensivamente e errou muitos passes. Robinho e Alex, na primeira etapa, criaram várias oportunidades para os visitantes, que acertaram a trave duas vezes.  Prejudicando a dinâmica do time, ele acabou sacado no intervalo.

A chave do jogo: Compactação – Quem esperava no Coritiba um adversário que seria facilmente batido, enganou-se. O time comandado por Celso Roth mostrou compactação e conseguiu dominar boa parte do jogo. Com duas linhas próximas, levou gols em jogadas individuais de Fernandinho e Luan, ambas com complemento de Barcos. Mas coletivamente foi muito bem.

Toque dos técnicos: Celso Roth montou o Coritiba com sua característica principal. O time paranaense jogou defensivamente. Com duas linhas de quatro e Alex ao lado de Zé Love no ataque, os visitantes dominaram a primeira etapa e acertaram duas vezes a trave. No segundo tempo, o Grêmio foi para cima, mas Celso foi fundamental.

Já o Grêmio não mostrou muita diferença em relação ao que tem apresentado jogo após jogo no Brasileirão. O time criou poucas oportunidades e contou com sorte para sair ileso do primeiro tempo. Mas para a segunda etapa, o comandante trocou logo duas vezes. Matías Rodríguez no lugar de Saimon com Pará indo para lateral esquerda, e Rodriguinho na vaga de Ramiro, deixando o meio-campo com um volante e 4 meias. Deu certo, mas não muito. O treinador pode perder cargo pela falta de boas partidas da equipe.

Para lembrar:

Primeira vez. Celso Roth é conhecido no Rio Grande do Sul pela série de passagens por Inter e Grêmio. Mas, neste domingo, comandou pela primeira vez uma equipe na Arena do Grêmio. A estreia na nova casa tricolor se deu pelo tempo sem trabalhar do comandante.

Barcos voltou a marcar. O Pirata não fazia um gol desde 11 de maio deste ano. Foram 7 jogos de jejum até este domingo, quando marcou log dois. Mesmo assim foi vaiado pela torcida em vários momentos do jogo.

Insatisfação com os laterais. Enderson Moreira tem mostrado treino após treino que está insatisfeito com o rendimento dos laterais do Grêmio. Neste domingo, também revelou isso em partida. Trocou Pará de lugar, tirou Saimon e promoveu a estreia de Matías Rodríguez.

GRÊMIO 2 X 3 CORITIBA
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Saimon (Matías Rodríguez); Ramiro (Rodriguinho), Riveros, Fernandinho (Jean Deretti), Giuliano e Luan; Barcos.
Técnico: Enderson Moreira
 
CORITIBA
Vanderlei, Norberto, Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Germano, Robinho (Elber) e Alex; Dudu (Keirrison) e Zé Love (Hélder).
Técnico: Celso Roth

Data: 27/07/2014, domingo
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Público: 21.608 torcedores
Cartões amarelos: Luccas Claro (COR), Norberto (COR)
Gols: Zé Love, do Coritiba, aos 3 e aos 27 minutos do segundo tempo; Barcos, do Grêmio, aos 11 e aos 19 do segundo tempo; Alex, do Coritiba, aos 48 do segundo tempo.

*Atualizado às 21h25