Topo

Sem Ronaldinho, Atlético visita pressionado Sport para reagir no Brasileiro

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

27/07/2014 06h00

Motivado pela conquista da Recopa, na última quarta-feira, ao vencer o Lanús, por 2 a 0, na prorrogação, após derrota por 3 a 2 no tempo normal, o Atlético-MG volta a campo neste domingo, às 16h, na Ilha do Retiro (Recife), contra o Sport, para iniciar o projeto de recuperação no Brasileiro. Além do desgaste gerado pela recente decisão de título, o alvinegro mineiro terá de superar também a incerteza em relação ao futuro no clube de sua principal estrela, Ronaldinho Gaúcho. Já o time anfitrião, precisa dar uma resposta ao seu torcedor, após ser eliminado da Copa do Brasil, em casa, pelo Paysandu,

Os dois dias que se seguiram à conquista do inédito título da Recopa não foram tranquilos para o elenco atleticano, que, desde o jogo com o Lanús, convive com a indefinição sobre a permanência ou não de Ronaldinho Gaúcho no Atlético-MG, mesmo com contrato em vigor, até dezembro próximo. Boatos sobre sua transferência para outros clubes, comportamento enigmático, mensagens com tom de despedida à torcida e o ‘sumiço’ do clube tornam difícil cravar o que acontecerá com o camisa 10.

Ronaldinho Gaúcho, que não enfrentará o Sport, tinha sido liberado pela diretoria atleticana para participar da festa de despedida de Deco, acontecida na tarde da última sexta-feira, na Cidade do Porto. Ele perdeu o voo e não esteve presente. Também não se reapresentou junto com os companheiros na Cidade do Galo e, segundo o diretor de futebol, Eduardo Maluf, não fez qualquer contato oficial. A diretoria atleticana, no entanto, manteve a liberação do jogador até a próxima terça-feira, quando espera por explicações do atleta. Uma conversa entre o presidente Alexandre Kalil e o irmão e procurador dele, Roberto Assis, deve acontecer nesse dia.

Ponto positivo para o elenco alvinegro é a motivação extra conquistada após o inédito título da Recopa, diante do Lanús, na quarta-feira. Porém, o desgaste físico foi grande, já que o duelo se estendeu até a prorrogação, quando o Atlético fez dois gols e conseguiu o triunfo por 4 a 3, no Mineirão.

O desgaste físico e emocional, somados ao pouco tempo de recuperação e treinamento desde a conquista da Recopa, poderá fazer com que o técnico Levir Culpi mude algumas peças do time titular. No lugar de Ronaldinho, o treinador já confirmou Guilherme. Outros titulares poderão começar no banco, dependendo de uma avaliação da condição física individual a ser feita por Levir Culpi e seus companheiros de comissão técnica.

Motivado por uma nova oportunidade como titular, Guilherme se diz pronto para ficar com a posição em definitivo, seja no lugar de Ronaldinho Gaúcho ou ao lado dele. E o meia-atacante quer ajudar o Atlético diante do Sport, em confronto que espera “dificílimo”. “A tabela ainda está muito embolada, vale muito os três pontos para as duas equipes para desgarrar da tabela do meio. A gente sabe que estas situações, calor, pressão no nordeste, mas estamos acostumados”, comentou. 

A partida em Recife terá caráter importante para o alvinegro mineiro, que precisa se recuperar no Brasileirão. O time tropeçou em Belo Horizonte, no último final de semana, ao empatar com o Bahia, por 1 a 1, antes da decisão da Recopa. O Atlético é o 11º colocado, com 15 pontos ganhos e tem um jogo a menos que a maioria dos demais participantes do Brasileirão.

O Sport entra em campo disposto a entrar novamente no G-4. O time encontra-se em oitavo lugar com 18 pontos. No entanto, a equipe precisa se superar após a eliminação na Copa do Brasil, mesmo com vitória sobre o Paysandu por 3 a 2, quinta-feira, na Ilha do Retiro.

“Não temos tempo para ficar lamentando essa eliminação porque temos uma missão difícil contra o Atlético-MG. Eles possuem uma equipe entrosada de alto nível e com jogadores que estão juntos há pelo menos dois anos”, disse o técnico Eduardo Baptista.

Mesmo enaltecendo a qualidade técnica do Atlético-MG, Eduardo Baptista não pensa em outro resultado que não seja a vitória. “Precisamos colocar nosso ritmo de jogo pelo fato da partida ser na Ilha do Retiro. Vamos buscar a vitória, independentemente de qual seja a escalação do adversário”, afirmou.

Em relação ao time, o treinador não poderá contar com o lateral direito Patric e o volante Rithely, ambos suspensos. A tendência é que Vitor e Wendel sejam aproveitados. Somado a isso, o meia Renan Oliveira e o atacante Leonardo, que são reservas, não poderão jogar porque pertencem ao Atlético-MG.

SPORT X ATLÉTICO-MG

Data: 27/7/2014 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, Recife
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Fábio Rogério Baesteiro (SP)
 
Sport
Magrão; Vitor, Ewerton Páscoa, Oswaldo e Renê; Willian, Wendel, Ananias e Danilo; Felipe Azevedo e Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Maicosuel e Guilherme; Diego Tardelli e Jô
Técnico: Levir Culpi