Topo

Cruzeiro e Corinthians travarão guerra fria nas próximas rodadas

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

28/07/2014 06h00

O confronto pela ponta do Brasileirão nas próximas rodadas e até o fim do primeiro turno tem boas chances de ficar polarizado entre o líder e atual campeão Cruzeiro e segundo colocado Corinthians. As equipes que hoje estão separadas por uma distância de cinco pontos enfrentarão três dos mesmos adversários nas cinco rodadas seguintes. Nos outros dois jogos, o Corinthians pegará equipes que o Cruzeiro já enfrentou e venceu, o que torna a série especial para a sequência do campeonato.

Para deixar tudo ainda mais equilibrado, as sequências dos dois líderes são relativamente fáceis se comparadas às de outros momentos do torneio. O Cruzeiro pega Botafogo (F), Criciúma (F), Santos (C), Grêmio (C) e Goiás (F). Nenhum desses, hoje, disputa o topo direto da tabela de classificação. O Santos, melhor da sequência, deverá estar sem a joia Gabigol, de 17 anos, que comanda o ataque e foi chamada neste fim de semana de “titularíssimo” pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

O Corinthans pega Coritiba (F), Santos (F), Bahia (C), Goiás (C) e Grêmio (F). Repete os duelos com Santos, Grêmio e Goiás, e repete também a alternância de mando de campo. Assim como o Cruzeiro, joga as próximas duas fora, depois duas em casa, e a quinta novamente fora. Tudo leva ao equilíbrio, assim como a necessidade de o Corinthians vencer Coritiba e Bahia, clubes já derrotados pelo rival direto Cruzeiro.

Mano Menezes falou sobre a necessidade de se tirar o Cruzeiro do foco para que o Corinthians consiga se concentrar em pequenas metas – o próximo jogo, sempre. Mas à medida que essas pequenas metas forem alcançadas nas próximas rodadas, o Cruzeiro estará cada vez mais próximo.

“Não é hora de pensar no que o Cruzeiro está fazendo. Temos de nos preocupar com o que estamos jogando. Temos de fazer nossa parte, continuar melhorando nosso percentual de aproveitamento. Para tentar ser campeão brasileiro, o percentual tem que ser maior. Se aumentarmos o percentual, naturalmente vamos nos aproximar ou no mínimo manter a diferença, com eles olhando para trás”, falou Mano Menezes, neste domingo, no Itaquerão, após vencer o arquirrival Palmeiras por 2 a 0.

A guerra será fria entre as duas equipes porque não há o confronto direto. Corinthians e Cruzeiro já se enfrentaram neste turno, com vitória corintiana por 1 a 0 no Canindé – foi uma das duas únicas derrotas dos atuais campeões neste Brasileirão. A outra foi no clássico contra o Atlético-MG.

Fator interessante, também, será o desenvolvimento das duas equipes. Hoje o Cruzeiro joga em nível superior, parece estar acima de qualquer outro clube do país, como no fim do ano passado. O Corinthians, no entanto, vai melhorando com Mano Menezes. Os traços da equipe de Tite já foram dizimados e agora o ex-treinador da seleção brasileira dá nova cara ao time.