Topo

Dagoberto alerta sobre vantagem do Cruzeiro: "não é momento de euforia"

Do UOL, em Belo Horizonte

28/07/2014 16h20

A boa campanha do Cruzeiro e vantagem de cinco pontos para o Corinthians, a maior da história dos pontos corridos após 12 rodadas, faz o torcedor ficar otimista na conquista do bicampeonato consecutivo. No entanto, os jogadores experientes alertam para as dificuldades e evitam a euforia neste momento da competição.

O atacante Dagoberto, que já tem quatro brasileiros no currículo, destacou a forte concorrência. “Não é momento de euforia. O Campeonato Brasileiro é um dos mais difíceis do mundo. São 38 rodadas e 38 jogos complicados. Graças a Deus, estamos jogando bem e conseguindo alcançar as vitórias, mas há outros times muito bons que também querem o mesmo que a gente”, afirmou.

Hoje se destacam como principais adversários do Cruzeiro, o Corinthians, o Fluminense e o Internacional, que completam o grupo dos quatro primeiros colocados. No entanto, a vantagem de cinco pontos para os paulistas e seis para cariocas e gaúchos deixa o time mineiro confortável na ponta da tabela.

Dagoberto alerta, no entanto, que ainda faltam dois terços para o encerramento da competição e pede concentração para manter a regularidade. “Só se passaram 12 rodadas e muita coisa pode acontecer. Estamos apenas no começo. Temos que manter o foco, a humildade, ter os pés no chão e seguir trabalhando duro para não dar brecha para ninguém”, comentou.

“Em outros anos, já vimos times abrir vantagem de mais de dez pontos e perder o campeonato. Não é hora de falar sobre título”, acrescentou o jogador, que já viveu situação inversa pelo São Paulo. Em 2008, o time paulista chegou a ficar 11 pontos atrás do Grêmio, mas conseguiu se recuperar e faturar o título nacional.

O atacante perdeu a posição de titular por causa de uma fratura que sofreu em três costelas, mas está recuperando o espaço aos poucos e contra o Figueirense voltou a marcar após quase três meses. O último gol havia acontecido em 30 de abril, contra o Cerro Porteño, pelas oitavas de final da Libertadores.

Embora não esteja sendo titular, o jogador é importante para o grupo pela experiência e pode conquistar seu quinto título brasileiro. Ele já é o jogador em atividade que mais conquistou o Brasileirão, com títulos pelo Atlético-PR, em 2001, São Paulo, em 2007 e 2008, e Cruzeiro, em 2013, e pode ampliar essa marca.

“Tudo o que conquistei dentro de campo foi com a ajuda dos meus companheiros. Sozinho, jamais teria conseguido nada. Mas, como disse, ainda é muito cedo para falar nisso. Vamos jogar uma partida de cada vez e só pensar em título nas últimas rodadas”, finalizou.