Topo

Melhor que em 2013, Cruzeiro traça meta para superar 40 pontos no 1º turno

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

28/07/2014 13h57

Com nove vitórias, um empate e apenas duas derrotas, o Cruzeiro, com 28 pontos somados, tem uma campanha superior à do tricampeonato brasileiro, quando tinha 24 pontos nesse mesmo estágio da competição e também era líder. Em função disso, a meta da equipe celeste é superar os 40 pontos obtidos no ano passado ao fim do primeiro turno.

Com mais sete adversários pela frente, a equipe mineira poderá igualar a marca se conquistar 12 dos 21 pontos que disputará na primeira metade do Brasileirão. No entanto, com o ótimo início de competição, o técnico Marcelo Oliveira já projeta uma pontuação maior para os atuais campeões brasileiros deixarem o título ‘encaminhado’. O desejo do treinador é de começar o returno precisando de 30 pontos para ser campeão.

“Em relação a pontuação, estamos nesse momento melhores do que estávamos em 2013. Mas no ano passado demos uma arrancada no fim do primeiro turno, com dez vitórias e um empate em 11 jogos. É difícil repetir, mas é possível. Seria ideal disputar o segundo turno com 57 pontos em disputa e podendo fazer 30. É uma meta”, observou Marcelo Oliveira.

Para tanto, o Cruzeiro teria que terminar o primeiro turno com ao menos 43 pontos, pois aí a equipe teria como projeção ao fim do campeonato 73 pontos, pontuação considerada segura para ser campeão. Desde 2006, nenhum segundo colado atingiu essa marca. Grêmio, em 2008, e Atlético-MG, em 2012, com 72 pontos, foram os vices que mais pontuaram.

Mas a meta de chegar aos 43 pontos no primeiro turno é ambiciosa, pois se trata do melhor desempenho desde que o campeonato passou a ter o formato atual (de pontos corridos), em 2003. Esse rendimento só foi alcançado pelo Atlético-MG, em 2012, e representa 75,4% dos pontos.

No entanto, o aproveitamento atual de 77,8% indica que o Cruzeiro tem capacidade para alcançar o objetivo estabelecido. Outro aspecto que pode contribuir para os mineiros é a qualidade dos próximos adversários, que estão na zona intermediária e na parte de baixo da tabela.

O time celeste enfrentará Botafogo (F), Criciúma (F), Santos (C), Grêmio (C), Goiás (F), Chapecoense (C) e Fluminense (F). Desse grupo apenas o Fluminense está disputando as primeiras colocações. Santos e Goiás tentam se aproximar do G-4, enquanto Grêmio está caindo e já ocupa o 10° posto. Botafogo, Criciúma e Chapecoense lutam contra o rebaixamento.

Marcelo Oliveira valoriza a campanha do ano passado, mas segue acreditando em um desempenho melhor. “Não é fácil somar 40 pontos de 57 no turno, mas vamos lutar por isso neste ano. O segredo (para manter um alto desempenho) é uma combinação de vários aspectos, diretoria, estrutura, bom ambiente, tradição e bom trabalho. Isso tudo pode levar a vitórias e conquistas”, ressaltou.