Topo

Saída de Ronaldinho acontece em momento instável do Atlético no Brasileiro

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

28/07/2014 16h14

A saída oficial de Ronaldinho Gaúcho do Atlético-MG, anunciada na tarde desta segunda-feira, acontece em momento ruim para o alvinegro mineiro. A equipe atleticana vive situação instável no Campeonato Brasileiro e encontra dificuldades no mercado para buscar reforços.

O clube ainda comemora o título da Recopa Sul-Americana, mas não vem bem no Brasileirão. Está na 11ª colocação com 15 pontos (45% de aproveitamento), mas não vence desde que a competição recomeçou depois da pausa da Copa do Mundo, tendo empatado com o Bahia. O jogo com a Chapecoense foi adiado por causa da decisão com o Lanús. 

A dificuldade da diretoria será também em relação a busca por um substituto. A avaliação no clube é que o mercado não apresenta um nome à altura de Ronaldinho Gaúcho. Os dirigentes encontram dificuldades para contratar e é pequena a expectativa da chegada de novos nomes, mesmo com a janela internacional aberta.

O grande problema encontrado pelo presidente Alexandre Kalil é em relação ao dinheiro da venda de Bernard, em agosto do ano passado, para o Shakhtar, que segue bloqueado pela Fazenda Nacional. A falta da verba impede uma investida maior da diretoria no mercado.

Se em campo Ronaldinho Gaúcho já não rendia o esperado, a sua importância fora de campo continuava grande. Ronaldinho contava com carinho dos companheiros e tinha voz ativa no grupo. O camisa 10 era o jogador mais experiente do elenco e a maior estrela, com grande reconhecimento internacional, o que abria portas para o clube.

Em todas as viagens, especialmente as internacionais, Ronaldinho Gaúcho era recepcionado por grande número de torcedores locais nos aeroportos e hotéis. Durante a pausa para a Copa do Mundo, o Atlético fez excursão à China e Ronaldinho Gaúcho foi presença fundamental, aumentando a quota recebida pelo clube brasileiro.