Topo

Fla e Inter podem perder mandos de campo após agressão a André Santos

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/07/2014 14h10

Flamengo e Internacional poderão perder até dez mandos de campo por causa da atitude violenta de torcedores rubro-negros após a goleada colorada por 4 a 0 no Beira-Rio, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois clubes foram denunciados nesta terça-feira pelo subprocurador-geral do STJD, Caio Pompeu Medauar de Souza, por causa da agressão sofrida pelo lateral esquerdo André Santos.

Além disso, Fla e Inter correm o risco de receber multas em R$ 100 mil por causa do episódio. O jogador – em negociação para deixar a Gávea e fora dos planos da diretoria – foi alvo de chutes e socos de flamenguistas no pátio do estádio do Internacional, logo depois de deixar o vestiário em direção a um carro particular que o esperava.
 
Segundo o STJD, os clubes infringiram os artigos 191, I e 213, I, e §§1º e 2º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e art. 65, letras “b” e “c”, 66 itens 1, 2 e 3, e 67 item 3 do Código Disciplinar da Fifa ao não tomar as medidas para proteger o jogador que deixava as imediações do estádio acompanhado apenas por um segurança particular.

Além dos clubes, também foi denunciado, no artigo 254, o zagueiro Chicão, do Flamengo. Ele acertou um carrinho no lateral direito do Internacional, que causou sua expulsão e um pênalti. Ele pode pegar até seis jogos de suspensão.

O julgamento ainda não tem data marcada para acontecer.

André Santos está fora do Flamengo desde o episódio violento. O lateral diz ter sido dispensando pela diretoria rubro-negra, que negou a rescisão contratual de forma unilateral. O empresário Carlos Leite mantém conversas com o Flamengo para definir o futuro do jogador, que foi alvo de críticas da torcida durante a atual temporada.

A insatisfação culminou com a agressão em Porto Alegre, quando André Santos foi abordado por cerca de 30 torcedores no Beira-Rio. "Eu só consegui proteger o meu rosto para que não viesse a me machucar mais. Estou com dor na costela, me deram muito soco, muito chute. Não tenho como saber quem foram os torcedores que me agrediram", afirmou o lateral em entrevista ao canal SporTV na última semana.