Topo

Pior entre os líderes, defesa do Cruzeiro tenta melhorar rendimento

Cruzeiro tem a oitava melhor defesa do Brasileirão e a pior entre os sete primeiros - Washington Alves/Getty Images
Cruzeiro tem a oitava melhor defesa do Brasileirão e a pior entre os sete primeiros Imagem: Washington Alves/Getty Images

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

30/07/2014 10h00

Com nove vitórias, um empate e apenas duas derrotas após 12 rodadas, o Cruzeiro soma 28 pontos e faz até aqui a sua melhor campanha desde que o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003. Mas o técnico Marcelo Oliveira quer evitar a acomodação e segue cobrando evolução dos jogadores, principalmente na parte defensiva.

Isso porque se o time celeste lidera praticamente todas as estatísticas da competição, a defesa tem sido o ponto menos positivo. O time sofreu 12 gols até o momento e tem apenas a oitava melhor defesa do campeonato, a pior entre os sete primeiros colocados.

Para o treinador, é necessário melhorar o desempenho do sistema defensivo para continuar no topo da tabela. “Penso que futebol nunca tem time perfeito, sempre existe a possibilidade de agregar. Neste ano nós tomamos mais gols que no ano passado, principalmente de bola aérea, o que não acontecia. Por isso temos que trabalhar sempre um pouco mais”, observou Marcelo Oliveira.

O treinador utilizou o time reserva em três partidas do Brasileirão, por causa da Libertadores, e levou cinco gols. Mas de fato o jogo aéreo, que é uma das principais armas ofensivas da equipe, tem sido um dos problemas na defesa. Dos 12 gols sofridos, sete deles aconteceram em lances de bolas alçadas na área cruzeirense.

Em comparação com os principais rivais, o número pode ser considerado elevado. O Corinthians, que é o vice-líder e ostenta a melhor defesa da competição, sofreu apenas seis gols, metade da equipe celeste. Por outro lado, o Cruzeiro tem quase o dobro de gols marcados do rival, com 28 tentos a favor contra 15 dos paulistas.

Em comparação a campanha do próprio Cruzeiro no ano passado após 12 rodadas, esse é o único aspecto que o time atual deixa a desejar. Naquela ocasião, o time possuía a segunda melhor defesa do campeonato com 10 gols sofridos e era o melhor ataque com 25 tentos.

Contra o Figueirense, no último sábado, com a volta do zagueiro Dedé, o time celeste já conseguiu parar o ataque rival e a defesa passou em branco pela primeira vez desde a retomada do Brasileirão, após a Copa do Mundo. O camisa 26 inclusive ajudou no ataque com um gol de cabeça.

A meta do time é repetir esse equilíbrio entre defesa e ataque nas próximas rodadas. “A gente sempre procura treinar o máximo possível, sempre procuramos o equilíbrio de não tomar gols e fazer, como aconteceu contra o Figueirense. A gente procura ter uma equipe mais equilibrada e bem postada”, afirmou Dedé.

O zagueiro também concorda com o treinador na necessidade de melhorar no jogo aéreo. “Com certeza, tanto defensivo quanto ofensivo. A gente sempre procura treinar bastante, ter um bom entrosamento, principalmente as bolas paradas, que não se resumem só na defesa”, ressaltou.