Topo

Cruzeiro busca diante do Botafogo a primeira vitória no novo Maracanã

Cruzeiro foi derrotado pelo Fluminense, por 1 a 0, no Maracanã, pelo Brasileirão do ano passado - Ricardo Ayres/Photocamera
Cruzeiro foi derrotado pelo Fluminense, por 1 a 0, no Maracanã, pelo Brasileirão do ano passado Imagem: Ricardo Ayres/Photocamera

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

31/07/2014 13h43

Líder do Brasileirão com 28 pontos, o objetivo do Cruzeiro é conquistar mais um triunfo diante do Botafogo, neste sábado, às 18h30, para ampliar a vantagem na ponta da tabela e jogar a pressão para cima dos concorrentes. Mas para isso o time terá que quebrar um tabu no novo Maracanã.

Desde que o estádio foi reinaugurado, o Cruzeiro nunca venceu lá e, por enquanto, só tem lembranças ruins. O primeiro jogo foi contra Fluminense, pelo primeiro turno do Brasileirão do ano passado, quando a equipe carioca venceu por 1 a 0, com gol de Fred, que ainda perdeu um pênalti naquela partida.

O time ainda enfrentou Flamengo, duas vezes, e Vasco. Diante do Rubro-Negro teve sua derrota mais traumática na temporada passada, quando perdeu por 2 a 1 para os cariocas e foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil. O outro jogo foi pela última rodada do Brasileirão, quando empataram em 1 a 1 com times mistos.

Já a partida diante do Vasco ficou marcada pela polêmica entre Júlio Baptista e Cris, em que as câmeras de TV flagraram o zagueiro pedindo para aliviar e Júlio Baptista mandando o rival ‘fazer um gol’. Na ocasião, o Cruzeiro já era campeão, jogou com um time alternativo e perdeu por 2 a 1.

O meia Everton Ribeiro, que participou de três partidas, atribui os resultados negativos a força dos rivais e espera quebrar essa escrita. “Tomara! Sempre que vai jogar no Rio de Janeiro os jogos são difíceis. Esperamos fazer um bom jogo e buscar a vitória”, comentou.

O lateral-esquerdo Egídio, que tantas vezes venceu jogando pelo Flamengo no antigo Maracanã, quer aproveitar o bom momento para vencer também no novo estádio. “Nada melhor que nossa boa fase de jogos para buscar esse resultado fora. Temos dois jogos fora, vamos primeiro pensar no Botafogo e nada melhor que ganhar os três pontos dentro do Maracanã”, destacou.

Dessa vez o elenco celeste terá um aliado que foi algoz no ano passado: o atacante Marcelo Moreno. Ele crê que o gramado similar ao do Mineirão favorecerá o time celeste. “O Cruzeiro já conhece bem o novo Maracanã, já o enfrentei quando estava no Flamengo, não vai ser difícil adaptar ao campo. É um campo rápido, com todas as condições de fazer um bom jogo”, ressaltou.

O Cruzeiro também tentará quebrar um longo tabu diante do Botafogo no Maracanã. A última vitória sobre os alvinegros no estádio foi em 1989, por 2 a 1, também pelo Campeonato Brasileiro. Desde então foram apenas quatro jogos entre as equipes no estádio, com duas vitórias botafoguenses e dois empates.