Topo

Com 'estilo Bernardinho', interino quer Grêmio protagonista e sem chutão

Interino André Jardine conversa com jogadores em treinamento do Grêmio  - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Interino André Jardine conversa com jogadores em treinamento do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/08/2014 11h24

O técnico interino do Grêmio, André Jardine, terá apenas uma chance de comandar o time. No sábado, contra o Vitória, ele será o responsável por orientar os jogadores no gramado. E o espelho para comportamento no reservado não é do futebol, mas do vôlei. Bernardinho é o exemplo de Jardine, que tem apenas 34 anos. Em campo ele quer o Tricolor protagonista e sem ligação direta entre defesa e ataque.

"Gosto do estilo Bernardinho de ser, me identifico muito com isso. Não gosto de uma postura passiva, já comuniquei aos jogadores, que sou um cara atuante. No sábado, enquanto minha garganta deixar, vou jogar junto. Uma semana não é o suficiente para passar tudo que quero fazer, não corrigir coisas erradas, mas diferentes do que eu gosto no futebol", afirmou em entrevista coletiva.

André Jardine não foi atleta profissional. Passou pela base do Grêmio e depois jogou um ano no futsal. Como treinador, construiu carreira no Internacional e chegou ao Tricolor apenas no ano passado. Depois de um tempo no time Sub-17, assumiu o Sub-20 e agora será auxiliar de Felipão no time principal.

"Tenho falado muito com a direção. O que esperam e acham de ter um profissional da área técnica com conhecimento da base. Hoje conheço todos os jogadores da base e sei o tempo que alguns precisam para serem aproveitados. Vou fazer um link entre a base e o profissional. Tentarei ajudar da melhor maneira possível", afirmou.

O interino tem bem definido o que quer da equipe no duelo de sábado. Sem ligações diretas entre defesa e ataque, com marcação agressiva e ainda assumindo o protagonismo da partida.

"Tenho pavor de chutão. Gosto de um goleiro que saia jogando, marcação por zona e uma equipe agressiva. Tenho esperança que possa se ver isso em prática. Tentei ser o mais objetivo possível nos treinos com uma estratégia clara. Algumas mudanças podem aparecer. Espero que tenhamos mais posse de bola, sem tanta lidação direta para o Barcos, que foi algo que me incomodou muito no jogo de domingo. Quero que tenhamos opções com Rhodolfo e Geromel. Defensivamente o Grêmio já vinha bem, mas temos que fazer uma marcação agressiva. É claro que o Vitória, por estar em casa, vai querer assumir o protagonismo do jogo, mas temos que brigar por este protagonismo com eles", concluiu.

Jardine entregará o comando a Felipão na segunda-feira e seguirá trabalhando no profissional. O jogo da 13ª rodada do Brasileirão diante do Vitória ocorre sábado às 21h no Barradão.