Topo

Desempenho do Cruzeiro passa pela dupla Ricardo Goulart e Everton Ribeiro

Everton Ribeiro e Ricardo Goulart podem ser considerados o termômetro da equipe celeste - Eduardo Knapp/Folhapress
Everton Ribeiro e Ricardo Goulart podem ser considerados o termômetro da equipe celeste Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

01/08/2014 06h00

Sem uma grande estrela, o Cruzeiro de Marcelo Oliveira é destacado desde o ano passado pelo lado coletivo e a força do elenco. No entanto, os meias Everton Ribeiro e Ricardo Goulart podem ser considerados peças fundamentais na equipe e são responsáveis por grande parte do sucesso time estrelado no Brasileirão.

Os dois jogadores podem ser considerados uma espécie de termômetro da equipe celeste e os principais encarregados de conduzir o time. Sempre que aparecem bem, o Cruzeiro se destaca e fica mais próximo da vitória. A boa campanha no Brasileirão ajudam explicar. Até mesmo o fracasso na Libertadores pode ser baseado nisso.

No torneio continental, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart não conseguiram desenvolver o melhor futebol. O camisa 17 esteve longe das atuações que o fizeram ser eleito o craque da última edição do Brasileiro. O reflexo disso é que o time pouco criou e ficou muito dependente das bolas paradas. Os números foram tímidos, com três assistências e um gol em dez partidas.

Ricardo Goulart até que deixou uma ótima impressão na grande atuação que teve contra a Universidad de Chile, no Mineirão, quando fez três gols na goleada por 5 a 1, mas aquela foi a única boa partida no torneio. Embora tenha feito quatro gols e dado três assistências, ele até perdeu a titularidade no jogo que decretou a eliminação do Cruzeiro da competição diante do San Lorenzo.

No Brasileirão, a história é completamente diferente. O futebol dos dois jogadores evoluiu consideravelmente e isso refletiu nos números altamente positivos da equipe, que tem o melhor ataque do Brasil com 28 gols. Ricardo Goulart, em nove jogos, marcou oito vezes e ainda deu uma assistência. Sozinho, o meia é responsável por quase 30% dos gols do Cruzeiro na competição.

“O Marcelo Oliveira me dá liberdade para chegar na área, mas também tenho a função de ajudar na marcação, recompor os espaços no meio de campo e armar as jogadas. Fico feliz em poder marcar gol ou em dar assistência. O jogador que atua no setor de frente sempre quer participar dos gols”, observou Goulart.

Se o camisa 28 é o principal responsável por colocar a bola na rede, Everton Ribeiro se destaca como o grande garçom da equipe. No Brasileirão, além de anotar dois tentos, já deu cinco passes para os companheiros balançarem a rede. No ano, o jogador já coleciona 14 assistências.

Juntos, os dois já participaram ativamente, com passes ou gols, de 38 dos 88 gols da equipe em toda a temporada, o que representa 43% do total. “Acho que o time inteiro estando bem, as peças individuais vão aparecer e é isso que está acontecendo agora com o Cruzeiro, que está bem em campo e melhora o desempenho de todo mundo”, afirmou Everton Ribeiro.

Por causa do bom desempenho, hoje os dois jogadores são considerados os únicos titulares absolutos da equipe além do goleiro Fábio. Tanto é que estão entre os atletas mais utilizados pelo técnico Marcelo Oliveira, tendo participado de 32 partidas cada um na temporada. E o Cruzeiro passou a sobrar novamente no Brasileirão com o crescimento da dupla.

Na liderança com cinco pontos de vantagem para o Corinthians após 12 rodadas disputadas, o time mineiro quer repetir a conquista da temporada passada e pode ter mais uma vez o craque da competição, que dessa vez pode transferir de mãos. Everton Ribeiro está na torcida por Goulart. “Tomara. A gente espera que o time que está vencendo tenha os melhores jogadores e a gente vai torcer para que este ano seja assim de novo”, ressaltou.