Topo

Flu leva baque após esperar Nem por 2 meses. Agora precisa apressar plano B

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/08/2014 06h00

Após pouco mais de dois meses de conversas, o Fluminense sofreu um baque nas conversas com o Shakthar Donetsk com as declarações do técnico da equipe ucraniana, Mircea Lucescu, e de seu auxiliar, o ex-jogador Antônio Carlos Zago, que deixaram claro a pouco entusiasmo do clube em ceder o atacante por empréstimo. Agora, a duas semanas para o fechamento da janela de transferências internacionais, o time das Laranjeiras terá que correr com um plano B.

Por enquanto, o Fluminense conta com a data do fechamento da janela, dia 14 de agosto, como prazo para o acerto com Wellington Nem, que está na Ucrânia tentando uma liberação. Os últimos sinais emitidos pelo time europeu, no entanto, foram bastante desanimadores: segundo Antônio Carlos Zago, o valor cobrado pela transação é bem maior que o esperado pelo Tricolor.

“Acho muito difícil [o retorno de Nem ao Fluminense]. É um jogador com quem o treinador conta. E até porque não sei se o Fluminense vai ter como pagar o valor do empréstimo que o Shakthar está pedindo, que é de 2 milhões de euros por um ano, fora o salário”, disse Antônio Carlos ao SporTV.

Já o treinador do Shakthar foi radical ao falar sobre uma possível transferência de Nem. No site oficial do próprio clube, Lucescu detonou a postura do Fluminense e praticamente descartou uma negociação.

“No ano passado nós pagamos um bom dinheiro pelo passe dele e o próprio Nem assinou um bom contrato para si. E acabou não jogando nunca, esteve sempre lesionado. Para falar a verdade, eu nem sei direito o seu nível de suas capacidades! E agora eles querem ele de volta, livre, e exercem pressão sobre o jogador para que ele fique no Fluminense. Desse jeito apenas complicam a situação para ele: a relação com a equipe técnica e os colegas de equipe. A impressão que dá é que nos tomam por tolos”, disse o romeno que comanda a equipe.

Wellington Nem chegou ao Shakthar no meio do ano passado vindo justamente do Fluminense. A resistência do time ucraniano é justamente por ter pago R$ 25 milhões pelo jogador e agora estar lidando com a insistência para liberá-lo por empréstimo de um ano por um valor muito mais baixo.

O endurecimento das negociações com o Shakthar deixa o Fluminense em situação delicada para completar seu elenco. Segundo a diretoria, Nem era o único alvo para a posição, muito porque sua contratação era dada como questão de tempo por causa dos conflitos na Ucrânia e sua baixa utilização na equipe europeia.

Agora, o Fluminense precisa acelerar a execução de um plano B, já que tem poucos dias para concluir uma negociação. O Tricolor vê como necessária a contratação de um jogador de velocidade que atue pelos lados do campo, posição em que não conta com muitas opções no elenco.

A outra posição que o Fluminense ainda busca reforços é a de lateral esquerdo reserva. O Tricolor espera concluir nos próximos dias a contratação de Juninho, que está no Palmeiras. O titular absoluto do setor é Carlinhos.

Gambá 'invade' campo de treino e vira alvo nas Laranjeiras