Topo

Sem ostentação: Botafogo e Cruzeiro ficam apenas no empate no Maracanã

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/08/2014 20h24

Botafogo e Cruzeiro entraram em campo neste sábado, no Maracanã, em situações completamente opostas. O Glorioso atravessando uma gravíssima crise em seus cofres e a Raposa desfrutando de seu equilíbrio financeiro e da liderança no Campeonato Brasileiro. Em campo, porém, as diferenças não se evidenciaram e as equipes ficaram num frustrante 1 a 1.

Embora estejam acumulando cinco meses de direitos de imagem atrasados, mais três meses de carteira de trabalho, além de FGTS, os jogadores alvinegros demonstraram profissionalismo e muita garra, jogando de igual para igual com os mineiros. Já o Cruzeiro, por sua vez, não apresentou um “futebol ostentação” como das outras rodadas, mas acabou saindo do gramado satisfeito com o empate fora de casa.


Fases do jogo: No primeiro tempo, o Cruzeiro teve mais volume de jogo, com o Botafogo explorando os contra-ataques e a velocidade de Sheik. O lateral-esquerdo Egídio perdeu uma grande oportunidade para a Raposa antes dos cinco minutos, mas quem chegou ao gol foi o Alvinegro, numa cabeçada de Edilson, que o goleiro Fábio escorregou e não conseguiu chegar na bola.

Na etapa final, as melhores chances foram criadas pelo Cruzeiro. Além do gol feito pelo zagueiro Léo, a Raposa carimbou duas vezes a trave, uma em chute de William e outra em cabeçada de Nilton, fora outras jogadas de perigo, com Ricardo Goulart e Dagoberto.

O melhor: Edilson – Não chegou a ser brilhante, mas foi eficiente atuando improvisado como meia, já que originalmente é lateral-direito. Fez um gol e incomodou o goleiro Fábio nas bolas paradas.

O pior: Carlos Alberto – Prendeu demasiadamente a bola e abusou de utilizar os cotovelos contra seus adversários.

Chave do jogo: As jogadas aéreas das duas equipes. Foi com este artifício que ambas chegaram aos seus gols, além de terem proporcionado outras chances de perigo.

Para lembrar: Impressionou a presença da torcida do Cruzeiro no Maracanã. Quase três mil cruzeirenses compareceram ao jogo e fizeram barulho no Maior do Mundo, chegando a entoar, em clima de provocação, “o Maraca é nosso!”.

BOTAFOGO 1 X 1 CRUZEIRO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-hora: 02/8/2014, às 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro:  Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões amarelos: Emerson (BOT); William (CRU)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Edilson, aos 25 minutos do primeiro tempo (BOT); Léo, aos 14 minutos do segundo tempo (CRU)

BOTAFOGO
Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Junior Cesar; Bolatti (Rodrigo Soutto), Gabriel, Edílson e Carlos Alberto (Zeballos); Rogério (Julio Cesar) e Emerson
Técnico: Vagner Mancini

CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Henrique (William), Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marquinhos (Dagoberto) e Marcelo Moreno (Nilton)
Técnico: Marcelo Oliveira