Topo

Atlético-MG quer evitar nova surpresa contra xará após adeus de Ronaldinho

Do UOL, em Belo Horizonte

03/08/2014 06h00

No primeiro jogo depois da saída oficial de Ronaldinho Gaúcho, o Atlético-MG entra em campo neste domingo disposto a encerrar sequência de três partidas sem vencer e iniciar uma arrancada no Brasileirão sem o ídolo. Para isso, terá pela frente o Atlético-PR, que chega amparado pelo passado recente, quando quebrou longa invencibilidade do xará mineiro em casa.

A partida deste domingo, no estádio Independência, às 18h30, pela 13ª rodada do Brasileirão, tem sabor de decisão para o Atlético-MG, que precisa vencer para reconquistar a confiança da torcida e ter uma caminhada mais tranquila sem Ronaldinho Gaúcho. O craque rescindiu o contrato e se despediu do clube em entrevista coletiva na última quarta-feira.

Embora tenha conquistado o título da Recopa Sul-Americana, o Atlético tem deixado a desejar no Brasileirão e não venceu depois da Copa. Empatou em casa com o Bahia, por 1 a 1, e foi derrotado pelo Sport, por 2 a 1, no Recife. Antes do Mundial, o time comandado por Levir Culpi havia perdido para o São Paulo, por 2 a 1, no Morumbi.

Com 15 pontos em 33 disputados, o Atlético está em posição intermediária na tabela, mas pode se complicar caso tropece novamente. A meta da equipe mineira é somar três pontos neste domingo e outros três diante da Chapecoense, na próxima quarta-feira, em jogo adiado da 10ª rodada.

“Nosso time está oscilando demais e está no momento de colocar um ponto final nessa oscilação. Nada melhor do que esses próximos jogos em casa. Deixamos escapar alguns pontos, mas, a partir de agora, é um novo campeonato para nós. Temos que buscar as vitórias para que essa oscilação possa terminar. Os jogos dentro de casa são fundamentais”, disse o zagueiro Réver.

Derrotado em casa pelo Fluminense, por 3 a 0, na rodada passada, o Atlético-PR quer reagir e recuperar os pontos fora de casa para não perder o contato com o grupo dos quatros primeiro colocados, que garantem vaga na Libertadores.

Com 19 pontos, a equipe paranaense espera se aproximar do G4 e repetir a façanha do ano passado, quando conquistou vaga na Libertadores depois de uma arrancada, iniciada justamente contra o Atlético-MG.

Em partida válida pela 10ª rodada do Brasileirão 2013, que marcou a despedida de Bernard, negociado pelo Atlético-MG com o Shakhtar Donetsk, o Atlético-PR venceu o xará, por 2 a 1, de virada, e quebrou invencibilidade de 38 jogos dos mineiros no Independência.

“Essa partida traz lembranças muito boas. Foi quando tivemos a arrancada (para a vaga na Libertadores). É uma lembrança boa que espero que nos ajude a fazer novamente um grande jogo lá. O comprometimento do time naquele jogo, em acabar com a invencibilidade do Atlético-MG no Independência dá para a gente levar para esse jogo também”, afirmou o atacante Marcelo.

O time paranaense não contará mais com Éderson, que se transferiu para o futebol árabe. O técnico Doriva mantém mistério em relação ao substituto do atacante. O goleiro Wéverton, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, será substituído por Santos.

No Atlético-MG, Guilherme assume a vaga de Ronaldinho Gaúcho e dividirá com Diego Tardelli as armações das jogadas. Com isso, o time será o mesmo da derrota para o Sport. O técnico Levir Culpi anunciou na sexta-feira que os atletas não ficarão mais concentrados para os jogos disputados em Belo Horizonte.

ATLÉTICO-MG X ATLÉTICO-PR
 
Data: 03/08/2014 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Marcio Gledson Correia Dias (PA) e Heronildo Freitas da Silva (PA)
 
Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Maicosuel e Guilherme; Diego Tardelli e Jô
Técnico: Levir Culpi
 
Atlético-PR
Santos; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Otávio, Marcos Guilherme e Bady (Dellatorre); Marcelo e Douglas Coutinho
Técnico: Doriva