Topo

Com dois gols contra, Atlético-MG bate xará no primeiro jogo sem Ronaldinho

Do UOL, em Belo Horizonte

03/08/2014 20h22

No primeiro jogo sem Ronaldinho Gaúcho, que rescindiu o contrato na semana passada, o Atlético-MG reagiu no Campeonato Brasileiro com uma vitória difícil sobre o xará Atlético-PR, por 3 a 1, neste domingo, no estádio Independência. Depois de dominar o primeiro tempo, o time mineiro sofreu o empate na etapa final e, com dois contra do adversário, garantiu os três pontos e aliviou a barra do técnico Levir Culpi, que era vaiado pela torcida.

O Atlético encerrou sequência de três jogos sem vencer (duas derrotas e um empate) e ganhou fôlego para dar uma arrancada no Brasileirão. O resultado salvou Levir Culpi de virar o vilão. O treinador chegou a ser chamado de "burro" em coro pelos torcedores pelas mudanças. O time mineiro entrou em campo pressionado, já que vinha em queda na tabela. Com 18 pontos, poderá dar um salto na tabela se vencer o jogo adiado com a Chapecoense na próxima quarta-feira, em Chapecó. O Atlético-PR, que vinha de derrota em casa para o Fluminense por 3 a 0, sofreu  segundo revés seguido e não conseguiu se aproximar do grupo dos quarto primeiro colocados.

As fases do jogo: O Atlético-MG foi o dono do primeiro tempo. Desde a saída de bola, o time mineiro foi para cima do adversário, pressionou e criou várias oportunidades. Apesar de ter entrado com três atacantes, o Atlético-PR optou por jogar nos contra-ataques e pouco produziu na primeira etapa, tanto que o goleiro Victor sequer fez uma defesa. Embora tenha criada chances claras, como aos 27min quando Maicosuel carimbou o travessão, a equipe mineira só conseguiu balançar a rede uma vez, aos 34min. Depois de uma cobrança de lateral de Marcos Rocha, que usou sua especialidade e mandou a bola na área, Leonardo Silva desviou de cabeça e enganou o goleiro Santos. O zagueiro admitiu que tentou colocar a bola na área e acabou contando com a sorte para abrir o placar. Jô desperdiçou excelente oportunidade para ampliar aos 44min. No final do primeiro tempo, Douglas Coutinho recebeu na frente com chance de marcar, mas finalizou para fora.

Logo aos 10min do segundo tempo, o Atlético-PR, que não encontrou espaço na etapa inicial, empatou a partida no Independência. Marcos Guilherme chutou forte de fora da área e Victor, que até então não havia feito uma defesa sequer, foi mal na bola, que entrou no canto direito. Com a entrada de Luan, o Atlético-MG foi para cima e pressionar. Mas a partida acabou sendo decidida em dois gols contras. O primeiro do zagueiro Gil Pereira, que tentou cortar uma bola e ela acabou no gol aos 30min. O outro foi do volante Devid, também foi infeliz ao tentar afastar uma bola aos 41min.

O melhor: Diego Tardelli  – Atacante chamou a responsabilidade depois da saída de Ronaldinho, criou jogadas e ainda teve chance para marcar. Tardelli, ao lado de Guilherme, cobrou escanteios e faltas e puxou o time nos lances de ataque.

O pior:  – Atacante, que se movimentou bastante na partida e trocou bons passes, foi infeliz nas finalizações e desperdiçou a chance de decidir a partida ainda no primeiro tempo ao perder gol incrível.

A chave do jogo:  – O Atlético apostou na raça de Luan, que entrou no segundo tempo na vaga de Jô, para pressionar o adversário e vencer a partida que se tornou complicada depois de levar o empate.

Toque dos técnicos: Levir Culpi optou por repetir a equipe da derrota para o Sport, por 2 a 1, no Recife, e manteve Guilherme na função que era de Ronaldinho. No segundo tempo, quando o adversário empatou o jogo, o treinador substituiu o meia-atacante pelo velocista Luan, que entrou bem no jogo e participou do segundo gol. Doriva escalou a equipe paranaense com três atacantes para tentar surpreender nos contra-ataques, mas o time pouco produziu ofensivamente e foi bastante pressionado.

Para Lembrar:

Fim da concentração e recado ao grupo. O técnico Levir Culpi anunciou, durante entrevista coletiva na Cidade do Galo, que não haverá mais concentração antes dos jogos do Atlético-MG em Belo Horizonte. Depois do treino de sábado, os jogadores foram liberados e se apresentaram no domingo às 11h. Ao adotar a decisão, o treinador disse que confia no grupo, porém deixou um recado os atletas: se não funcionar, ele entrega o cargo. “Tenho confiança no grupo. Se não tiver, eu vou embora”.

Despedida de Ronaldinho Gaúcho. Em entrevista coletiva na última quarta-feira, Ronaldinho Gaúcho despediu-se do Atlético-MG depois de quase dois anos vestindo a camisa alvinegra, 88 jogos, 28 gols e três títulos (Mineiro, Libertadores e Recopa). O craque se emocionou ao receber o Galo de Prata das mãos do presidente Alexandre Kalil, agradeceu ao clube e principalmente o apoio da torcida. O ídolo atleticano disse, no entanto, que não vai se aposentar e deve anunciar nesta semana seu destino.

Tardelli recebe placa por 100 gols. O Atacante Diego Tardelli foi homenageado pela diretoria do Atlético-MG antes da partida deste domingo. O ídolo atleticano recebeu uma placa em alusão ao 100° gol marcado, em cobrança de pênalti, na vitória sobre o Lanús, por 4 a 3, que garantiu o título da Recopa Sul-Americana ao clube mineiro.

ATLÉTICO-MG 3 X 1 ATLÉTICO-PR

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Maicosuel e Guilherme; Diego Tardelli e Jô (Dátolo)
Técnico: Levir Culpi

Atlético-PR
Santos; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, João Paulo Silva e Marcos Guilherme (Luan); Cleo (Delatorre), Marcelo (Bruno Furlan) e Douglas Coutinho
Técnico: Doriva

 

Data: 3/8/2014 (domingo)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Marcio Gledson Correia Dias (PA) e Heronildo Freitas da Silva (PA)
Cartões amarelos: Sueliton, Cleo, Cleberson (Atlético-PR); Luan (Atlético-MG)
Gols: Leonardo Silva, aos 34min do primeiro tempo; Marcos Guilherme, aos 10min, Leo Pereira (contra), aos 30min, Deivid (contra) aos 41min do segundo tempo