Topo

Fla é derrotado pela Chapecoense e volta para a lanterna do Brasileiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/08/2014 17h52

O Flamengo ainda não sabe o que é se livrar da zona do rebaixamento neste Campeonato Brasileiro. Em mais um atuação muito abaixo da média, o Rubro-negro foi derrotado por 1 a 0 pela Chapecoense na Arena Condá e completou sua sexta rodada no grupo dos quatro últimos colocados da competição. Rafael Lima, do time catarinense, marcou o gol que aumentou o drama dos cariocas na temporada.

E como se não bastasse a dificuldade em sair da zona da degola, o Flamengo ainda voltou a ocupar a lanterna do Brasileiro após uma rodada longe da última colocação. Com a vitória do Figueirense por 3 a 0 sobre o Sport, o time da Gávea caiu para o 20º lugar – apenas 10 pontos em 13 rodadas. Já a Chapecoense chegou aos 14 pontos e pulou para 13ª colocação do campeonato.

Fases do jogo
Com apenas 6min, a Chapecoense conseguiu o que queria: a vantagem no placar. Após o gol nascido em uma cobrança de falta, o time da casa, com muita vontade, controlou a marcação e impediu qualquer perigo do Flamengo. O time do Rio de Janeiro até que tinha a posse de bola, mas sem organização e intensidade no meio campo, não assustava a equipe adversária. Desta maneira, o marcador, que apontava 1 a 0 para os catarinenses, foi mantido até o intervalo.

No segundo tempo, o panorama pouco se alterou. O Flamengo seguia sem saber o que fazer com a bola nos pés. Além disso, ainda via a Chapecoense chegar com perigo nos contra-ataques. Nem mesmo as alterações do técnico Vanderlei Luxemburgo fizeram efeito. Márcio Araújo, Negueba e o estreante Eduardo da Silva não conseguiram evitar mais uma derrota da equipe carioca – a sétima em 13 jogos.

O melhor: Nenén – cobrou a falta que originou o gol da vitória e criou as melhores chances da Chapecoense. Foi sempre motivo de preocupação para a defesa do Flamengo

O pior: João Paulo – mal na defesa e no ataque, incomodou torcida e o técnico Vanderlei Luxemburgo. Foi sacado no intervalo após permitir investidas ofensivas da Chapecoense durante todo o primeiro tempo

Chave do jogo: A boa marcação da Chapecoense no meio, sempre com muita vontade e disposição, impediu que o time do Flamengo dominasse o setor e criasse chances de perigo. Após sair na frente, o time da Arena Condá viu nesse setor um elemento fundamental para garantir o triunfo

Para lembrar:
O Flamengo ainda não sabe o que é vencer fora de casa neste Brasileiro. Por enquanto, foram seis jogos longe do Rio de Janeiro: um empate e cinco derrotas.

No próximo jogo, no domingo (dia 10), o Flamengo encara o Sport no Maracanã pela 14ª rodada para tentar sua reabilitação. Já a Chapecoense, novamente em casa, recebe o Atlético-MG nesta quarta-feira em partida adiada da décima rodada.

CHAPECOENSE 1 x 0 FLAMENGO

Data: 3 de agosto de 2014 (domingo)
Local: Arena Índio Condá, em Chapecó (SC)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Rogério Pablo Zanardo (SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)
Cartões amarelos: Jailton, Abuda, Neuton e Leandro (CHA); Muralha (FLA)
Gol: Rafael Lima, aos 6 minutos do primeiro tempo

Chapecoense
Danilo; Fabiano, Jailton, Rafael Lima e Neuton; Wanderson, Abuda, e Dedé; Fabinho Alves (Richely), Nenén (Camilo) e Bruno Rangel (Leandro)
Técnico: Celso Rodrigues

Flamengo
Paulo Victor; Luiz Antônio, Wallace, Marcelo e João Paulo (Márcio Araújo); Muralha, Canteros (Negueba), Lucas Mugni e Éverton; Gabriel (Eduardo da Silva) e Alecsandro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo