Topo

Corinthians joga mal, empata com Coritiba e não encosta no Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo

03/08/2014 17h56

O Corinthians jogou neste domingo a chance de diminuir para três pontos a diferença para o Cruzeiro, líder do Brasileirão que empatou com o Botafogo neste sábado. Mas não conseguiu. O time de Mano Menezes, sem o atacante Paolo Guerrero – suspenso – teve dificuldades, jogou mal e apenas empatou com o Coritiba, por 0 a 0, no Couto Pereira.

A partida contou com diversas reclamações de Mano Menezes em relação à arbitragem de Leandro Pedro Vuaden. Mano reclamou de inversão de faltas, de faltas não marcadas e pediu pênalti em Romarinho. No segundo tempo, o lateral direito Fagner, do Corinthians, foi expulso.

Fases do jogo

Não foi um jogo bom, principalmente no primeiro tempo. Os goleiros tiveram poucas chances para mostrar serviço. Do lado corintiano, toda a parte ofensiva ficou comprometida pela ausência do peruano Paolo Guerrero, que recebeu o terceiro cartão amarelo no clássico contra o Palmeiras, domingo, no Itaquerão. Sem ele, Romarinho teve de atuar ao lado de Ángel Romero na frente, e a falta de uma referência dificultou o domínio da posse no campo de ataque.

Sem grandes chances criadas pelo centro do campo, o Corinthians tentou pelas faixas laterais. Cruzou bola e até o baixinho Jadson tentou cabecear, situação novamente causada pela ausência de Guerrero. Obviamente, não deu certo.

Nas bolas paradas vieram as chances principais. Na primeira etapa, Jadson cobrou da entrada da área de forma quase perfeita e acertou o ângulo, obrigando defesa espetacular de Vanderlei.

Na segunda etapa de jogo, o confronto ficou um pouco mais aberto. A bola que parava tantas vezes nas disputas pelo meio de campo começou a chegar mais aos campos de ataque. Isso, no entanto, não se reverteu em lances de mais perigo. Os ataques erraram muito.

A situação do Corinthians ficou pior quando Fagner recebeu o cartão amarelo pela segunda vez e acabou expulso, após falta em Zé Eduardo.

O melhor: Ralf – Protegeu o possível frente à dificuldade com um jogador a menos, no segundo tempo. Antes disso, foi crucial para manter algum domínio do Corinthians apesar da ineficácia ofensiva.

O pior: Jadson – Não poderia ter desempenho tão ruim apenas pela ausência de Guerrero. Mas ficou sem ter para quem passar, sem ter quem assistir, e não jogou. Teve imensa dificuldade para fugir da marcação e virou presa fácil. Foi o escolhido para deixar o campo quando Fagner foi expulso.

Toque dos técnicos: Celso Roth, em casa e com uma equipe pior, fez o que sabe bem e o que deveria fazer: fechou o Coritiba para depender de contra-ataques. E conseguiu. Travou o Corinthians no meio de campo, que se perdeu sem poder jogar a bola na área pela ausência de Guerrero. Mano Menezes não soube mudar o estilo de jogo sem o centroavante. Na segunda etapa, tirou Romero, colocou Renato Augusto, tentou depender apenas de Romarinho, sem referência, mas teve dificuldades pela expulsão de Fagner, logo depois. Mais tarde, tentou corrigir com Luciano.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 X 0 CORINTHIANS

Data: 03/08/2014
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Rafael da Silva Alves (ambos do RS)

Cartões amarelos: Alex, Luccas Claro e Zé Eduardo (Coritiba) / Ángel Romero (Corinthians)
Cartões vermelhos: Fagner (Corinthians)

CORITIBA
Vanderlei, Reginaldo, Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Germano (Geraldo), Norberto e Alex; Dudu (Hélder) e Zé Eduardo (Keirrison)
Técnico: Celso Roth

CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Gil, Cleber e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Jadson (Guilherme Andrade); Romarinho (Luciano) e Romero (Renato Augusto)
Técnico: Mano Menezes