Topo

Fluminense resolve jogo com Goiás em 20min e assume vice-liderança

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/08/2014 20h19

O Fluminense não precisou de mais que 20min para vencer o Goiás, na noite deste domingo, por 2 a 0. Com um Maracanã cheio, foram 40.075 presentes, o Tricolor dominou as ações desde o início, não deixou o adversário respirar e resolveu o problema contra uma das melhores defesas do Campeonato Brasileiro logo cedo. Fred entrou no segundo tempo e, ovacionado pela torcida, fez seu primeiro jogo após a Copa do Mundo. O camisa 9 atuou por cerca de 30min e se movimentou, mas não brilhou.

O resultado construído com gols de Cícero e David (contra) diante dos torcedores coloca o clube das Laranjeiras na vice-liderança do Brasileiro, com 25 pontos. O Cruzeiro é o líder, com 29. O Goiás nem pôde sonhar com a vitória. Agora com 20 pontos e na 8ª colocação, o Esmeraldino perde embalo e a chance de chegar ao G-4.

Fases do jogo

Nada melhor para o torcedor que ver o seu time não deixar os adversários respirarem, em situação chamada de “blitz” no futebol. Foi assim que o Fluminense se comportou contra o Goiás. Melhor ainda quando a pressão surte efeito e o gol sai no início. Foram logo dois. Cícero marcou 1 a 0, aos 9min. David tentou evitar gol de Conca, aos 20min, e colocou contra as próprias redes.

Mesmo em vantagem, o sistema ofensivo do Fluminense manteve o padrão. Liderados por Conca, os jogadores se movimentavam demais em campo e deixavam a elogiada zaga goiana em apuros. Assim foi durante todo o primeiro tempo. Após o intervalo, o Flu diminuiu o ritmo e administrou o placar. Fred entrou aos 16min e participou bem do jogo, apesar de não ter marcado.

O melhor: Conca – Maestro do Fluminense, o argentino manteve o nível neste domingo. O camisa 10 liderou a equipe com velocidade e esteve presente nos primeiros dois gols do Fluminense. No primeiro, fez boa jogada pela direita e acertou cruzamento para Cícero marcar. No segundo, estava atento na área para aproveitar assistência. David, do Goiás, não deixou e marcou gol contra.

O pior: Pedro Henrique – O zagueiro do Goiás tentou driblar perto da sua área e se deu mal, praticamente entregando o segundo gol do Fluminense. Rafael Sóbis foi esperto no lance e conseguiu roubar a bola. O Tricolor pegou o adversário desarrumado e marcou. David tentou consertar, mas marcou contra.

Chave do jogo: Os primeiros 20min de jogo do Fluminense foram perfeitos. Com muita velocidade e marcação no ataque, o Tricolor dominava todas as ações. O Goiás não conseguia respirar e passou muito aperto. Resultado: dois gols neste período e um jogo resolvido para os donos da casa.

Para lembrar:

Emoção fora de campo – Com um Maracanã cheio, o Fluminense organizou grande festa para os ídolos tricolores Assis e Washington, o “Casal 20” que fez sucesso pelo clube nos anos 80. A homenagem arrancou lágrimas de torcedores e contou com a presença de familiares dos ex-jogadores. A dupla faleceu recentemente e foi exaltada com máscaras nas arquibancadas.

Retorno de Fred pós-Copa – O camisa 9 tricolor entrou no jogo aos 16min. Participou do jogo com passes e trabalho de pivô, que rendeu falta na entrada da área aos 27min. O atacante causou preocupação nos adversários, mas não teve grande destaque. Foi apenas uma finalização - para fora, após desvio - do jogador no período em que este em campo.

FLUMINENSE 2 X  0 GOIÁS
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Kléber Lúcio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
Cartões amarelos: Wagner (Fluminense) e David (Goiás)
Gols: Cícero, aos 9min do primeiro tempo, para o Fluminense, e David (gol contra), aos 20min do primeiro tempo, para o Fluminense

FLUMINENSE
Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Henrique e Carlinhos; Valencia, Jean, Cícero (Chiquinho), Wagner (Rafinha) e Conca; Rafael Sóbis (Fred)
Técnico: Cristóvão Borges

GOIÁS
Renan; Moisés (Assuério), Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, Thiago Mendes, David e Ramón (Esquerdinha); Érik (Murilo) e Bruno Mineiro
Técnico: Ricardo Drubscky