Topo

Corinthians bate Robinho pela primeira vez e frustra Santos em dia de festa

Do UOL, em São Paulo

10/08/2014 17h58

A festa era de Robinho, mas acabou em frustração o retorno do atacante ao Santos. Com um gol do zagueiro Gil após cobrança de escanteio, o Corinthians venceu por 1 a 0 neste domingo (10), na Vila Belmiro, e obteve o primeiro triunfo contra o camisa 7.

Robinho já havia enfrentado o Corinthians nove vezes (um dos jogos, válido pelo Campeonato Brasileiro de 2005, foi anulado posteriormente). Ele agora tem oito vitórias, um empate e uma derrota nos clássicos contra a equipe do Parque São Jorge. "Queria ganhar e estou triste porque o time perdeu. Tentei fazer meu melhor", disse o reforço do Santos.

O Santos tinha feito grande festa para Robinho neste domingo. O atacante foi apresentado no gramado da Vila Belmiro uma hora antes do clássico, com direito a vídeo no telão e brindes distribuídos para a torcida.

O resultado levou o Corinthians à terceira posição do Campeonato Brasileiro de 2014. O time da capital agora tem 27 pontos, três a menos do que o líder Cruzeiro. O Santos ficou estacionado nos 20.

Fases do jogo:
Talvez pelo impacto causado pela presença de Robinho, o fato é que o Santos controlou os primeiros minutos do clássico contra o Corinthians neste domingo (10). O camisa 7 jogou aberto pela esquerda, e Thiago Ribeiro atuou no outro lado. Isso deu muita profundidade à equipe da Vila Belmiro, que soube aproveitar a diferença de velocidade entre seus pontas e os laterais rivais.

O Corinthians só ofereceu perigo ao gol aos 17min, quando Cleber desviou de cabeça após falta cobrada por Jadson da esquerda. De resto, o Santos teve as melhores chances do início do confronto: Arouca (aos 4min), Thiago Ribeiro (aos 20min e aos 25min) e Robinho (aos 26min) tiveram chances para abrir o placar.

Após 25 minutos de domínio do Santos, o tom do clássico mudou. As jogadas agudas da equipe da casa pelas laterais deram lugar a nervosismo e muitas faltas. Foram seis cartões amarelos apenas no primeiro tempo (três para cada equipe).

O excesso de faltas mudou o clássico aos 46min, no último lance do primeiro tempo. Alison, que já tinha amarelo, derrubou Elias para impedir contra-ataque e foi expulso. O volante santista saiu de campo chorando e foi amparado por Robinho. “Não sei se o árbitro estava um pouco confuso”, disse o novo camisa 7 do Santos. “Ele não apitou nada para nós. Tá de sacanagem”, completou o zagueiro David Braz.

No segundo tempo, o clima do clássico arrefeceu. E aí, a despeito de ter um homem a menos, o Santos voltou a ter controle das ações. Sobretudo por causa da participação de Robinho, que esteve presente nas melhores jogadas ofensivas dos donos da casa.

Com equilíbrio na posse de bola, as duas equipes optavam por estratégias diferentes. Enquanto o Corinthians fazia transição em muita velocidade, o Santos marcava mais na frente. Quando esse equilíbrio parecia perene, Gil aproveitou escanteio cobrado da esquerda, tocou de cabeça e resolveu o clássico.

O melhor: Robinho – O camisa 7 do Santos mostrou neste domingo (10) por que tem histórico tão positivo contra o Corinthians. Esteve presente em todas as jogadas ofensivas criadas pela equipe do litoral, mostrou liderança e ainda ajudou na marcação em muitos momentos da partida. O atacante foi aplaudido no segundo tempo, quando foi substituído por Geuvânio, e o Santos só sofreu o gol da derrota quando ele já estava fora.

O pior: Guilherme Andrade – Ele já tinha sido destaque negativo do Corinthians na quarta-feira (06), em jogo da Copa do Brasil, quando marcou um gol contra na derrota por 1 a 0 para o Bahia. Neste domingo (10), Guilherme Andrade marcou mal, deu muito espaço a Robinho e ainda entregou uma bola ao atacante dentro da grande área.

Chave do jogo: A expulsão de Alison – O meio-campista do Santos recebeu cartão vermelho aos 46min do primeiro tempo, num momento em que o jogo era muito nervoso. A expulsão mudou totalmente o andamento da etapa final. Logo aos 10min, Oswaldo de Oliveira trocou Leandro Damião pelo volante Alan Santos e diminuiu o potencial de pressionar a defesa adversária. Como o Corinthians também não tinha infiltração, isso deixou o jogo mais morno.

Toque dos técnicos: O Santos de Oswaldo de Oliveira foi superior no início do jogo, sobretudo porque optou por marcação mais adiantada. Mano Menezes fez o inverso, e o Corinthians esperou o rival no campo de defesa. A situação só mudou no segundo tempo, e uma alteração feita por Oswaldo tem tudo a ver com isso. O técnico do Santos trocou o centroavante Leandro Damião pelo volante Alan Santos, e isso deu mais campo para o Corinthians jogar. Depois da alteração, feita para corrigir o espaço deixado pela expulsão de Alison, Mano Menezes pôde trocar o lateral Guilherme Andrade por Ferrugem, que não teve tanta obrigação de defender.

Para lembrar:
O empurrão de Petros: No primeiro tempo, o camisa 40 do Corinthians deu um passe para Jadson, que não conseguiu dominar porque foi atrapalhado pelo árbitro Raphael Claus. Na sequência do lance, Petros atingiu as costas do juiz com o braço esquerdo.

O fim da paciência com Guilherme Andrade: Substituto de Fagner, que estava suspenso, o lateral do Corinthians já tinha atuado na quarta-feira (06), contra o Bahia. Anotou o gol contra que definiu a derrota alvinegra por 1 a 0, mas foi defendido pelo técnico Mano Menezes. Neste domingo (10), a paciência do treinador com o camisa 15 acabou. Logo depois de ele ter perdido uma bola para Robinho dentro da grande área, Mano trocou Guilherme Andrade por Ferrugem.

Robinho já está em casa: Pelo jogo, é até difícil admitir que Robinho voltou ao Santos neste domingo (10). O camisa 7 se movimentou com liberdade, comandou as jogadas ofensivas da equipe alvinegra e teve até participação como líder. Foi ele que consolou o volante Alison depois da expulsão no primeiro tempo, por exemplo.

FICHA TÉCNICA
Data: 10/08/2014 (domingo)
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Público total: 12.329
Renda: R$ 357.125,00
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo e Márcio Luiz Augusto (ambos de SP)
Gol: Gil, aos 38min do segundo tempo
Cartões amarelos: Lucas Lima (Santos), Paolo Guerrero (Corinthians), Gil (Corinthians), Alison (Santos), David Braz (Santos), Fabio Santos (Corinthians)
Cartão vermelho: Alison (Santos)

SANTOS: Aranha; Cicinho, David Braz, Bruno Uvini e Zé Carlos; Alison, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro (Rildo), Leandro Damião (Alan Santos) e Robinho (Geuvânio)
Técnico: Oswaldo de Oliveira

CORINTHIANS: Cássio; Guilherme Andrade (Ferrugem), Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros (Renato Augusto) e Jadson (Romarinho); Romero e Paolo Guerrero
Técnico: Mano Menezes