Topo

A hora H do Corinthians: sequência põe meta de Mano em xeque

Do UOL, em São Paulo

11/08/2014 06h00

Afinal, o que quer o Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2014? O time joga apenas por vaga na próxima edição da Copa Libertadores ou é um real postulante ao título da competição nacional? Depois da vitória por 1 a 0 sobre o Santos no último domingo (10), na Vila Belmiro, a equipe comandada por Mano Menezes vai iniciar nesta segunda-feira um período que servirá para deixar mais clara a vocação que ela tem no torneio. Com dois jogos em casa pela frente, chegou a hora de o time alvinegro provar que pode ser protagonista em 2014, como o técnico cobrou, ou se é um time para o futuro, como o presidente Mário Gobbi definiu.

Nas duas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Corinthians receberá Bahia (16/08) e Goiás (21/08). O líder Cruzeiro fará dois jogos em casa nas mesmas datas, mas contra Santos e Grêmio. O Internacional, que atualmente ocupa o segundo posto da tabela, enfrentará Goiás (em Goiânia) e São Paulo (em Porto Alegre). E o Fluminense, quarto na tabela, fará clássico contra o Botafogo antes de visitar a Chapecoense.

Entre os quatro primeiros colocados, o Corinthians tem o pior aproveitamento de pontos como mandante no Brasileiro. São 14 pontos em sete jogos (66,67% do total), número inferior a Cruzeiro (88,89%), Internacional (87,5%) e Fluminense (70,83%). “Nós não somos líderes porque perdemos pontos em casa, nos jogos em que nós não costumamos perder”, reconheceu o meio-campista Elias no último domingo.

A vitória sobre o Santos transformou o Corinthians no time de melhor aproveitamento como visitante. Único invicto em partidas fora de casa, o time alvinegro obteve 61,9% dos pontos que disputou longe de seus domínios.

Mais do que isso, o jogo aproximou o Corinthians do topo da tabela. Ao contrário do que havia acontecido na rodada anterior, a equipe de Mano Menezes aproveitou tropeço do Cruzeiro e se colocou a três pontos da liderança.

“Existem momentos emblemáticos. Era a segunda vez em que o líder empatava, e se você não aproveita quando o líder vacila, não tem como almejar algo maior”, disse Mano depois do jogo contra o Santos. “O Campeonato Brasileiro é longo, e você não pode se empolgar. Mas a vitória teve um peso significativo”, completou.

O Corinthians perdeu apenas um jogo no Campeonato Brasileiro, para o Figueirense, no dia 18 de maio. O time está invicto há nove rodadas, mas somou menos pontos do que o Cruzeiro nesse período.

“A gente está atrás de uma produção constante e de um jogo bem jogado. Em pontos corridos você precisa ser mais eficiente do que todos, mas tem de respeitar as limitações da equipe e os momentos”, completou Mano.

Depois do empate com o Coritiba, o técnico disse que o Corinthians não era o time que havia jogado mal aquela partida e nem a equipe consiste do clássico contra o Palmeiras (vitória por 2 a 0). No entanto, Mano discordou do presidente Mário Gobbi, que se referiu ao time atual como “um projeto para 2015”. “Até para o time ficar pronto e tinindo você precisa ambicionar coisas altas já neste ano”, respondeu o treinador em entrevista coletiva na última semana.

Nas próximas rodadas, o Corinthians estará entre as metas de Mano e a projeção de Gobbi. A regularidade dirá qual campeonato o time jogará na reta final do Brasileiro de 2014.