Topo

Com medo após últimos resultados, Palmeiras busca razões para ter esperança

Do UOL, em São Paulo

11/08/2014 06h00

“Senão, o pior pode acontecer”. A frase do zagueiro Lúcio depois da derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG no último domingo (10), em Belo Horizonte, diz muito sobre o clima do atual Palmeiras. Dono da pior campanha do Campeonato Brasileiro nas últimas cinco rodadas (apenas um ponto ganho), o time alviverde está com medo. E em meio a isso, a equipe busca razões para ter esperança de que as coisas vão melhorar.

O primeiro e mais óbvio motivo é que Valdivia deve voltar. Depois de uma negociação frustrada com o futebol do Qatar, o camisa 10 retomou os treinos no Palmeiras. O técnico Ricardo Gareca já avisou que ele será relacionado para o clássico contra o São Paulo, no próximo domingo (17), válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Valdivia, aliás, pode não ser o único reforço de Gareca nesta semana. O atacante Jonathan Cristaldo, oriundo do Metalist, passou por exames médicos no último sábado e deve ser anunciado oficialmente nesta segunda-feira como novo jogador do Palmeiras.

Cristaldo será o 35º reforço do Palmeiras na gestão do presidente Paulo Nobre – o quarto a entrar no time depois da Copa de 2014, depois de Allione, Mouche e Tobio. O jogador de 25 anos assinará contrato de quatro anos com o clube, em negociação que movimentará R$ 8 milhões.

Além de Cristaldo, o Palmeiras tenta o meia Diego Souza, que já passou pelo clube entre 2008 e 2010. O jogador também defendeu o Metalist na última temporada, está no Brasil e tem negociação em andamento com a diretoria alviverde.

Outro fator para o Palmeiras se apegar nesta semana é o tempo. O time não tem jogo na quarta-feira (13), e isso dará mais tempo para Gareca preparar a equipe que enfrentará o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro no domingo (17).

O São Paulo, aliás, dá mais uma razão para o Palmeiras ficar esperançoso. Afinal, o time tricolor terá três desfalques certos no clássico (Douglas, Osvaldo e Antonio Carlos, todos suspensos) e ainda pode ficar sem Alan Kardec, que sentiu lesão no tornozelo no último domingo.

Toda essa lista serve de alento para um início de semana conturbado no Palmeiras. O time não vence há oito rodadas no Campeonato Brasileiro – Gareca ainda não triunfou na competição –, tem 14 pontos e está a apenas um da zona de rebaixamento.

O Palmeiras ainda tem a terceira defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro. Com 19 gols sofridos, o desempenho da equipe alviverde supera apenas o de Figueirense e Flamengo (ambos levaram 20 gols).