Topo

Cruzeiro quer negociar com CBF para limitar desfalques causados por seleção

Destaque do Cruzeiro desde o ano passado, Lucas Silva tem desfalcado a equipe por causa da seleção - Leonardo Soares/UOL
Destaque do Cruzeiro desde o ano passado, Lucas Silva tem desfalcado a equipe por causa da seleção Imagem: Leonardo Soares/UOL

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

14/08/2014 06h00

Campeão de 2013 e atual líder do Brasileirão, o Cruzeiro está preocupado. E o motivo para isso é justamente um dos efeitos do bom momento: valorizada, a equipe teme sofrer desfalques por causa da convocação de jogadores para diferentes categorias da seleção brasileira. Para minimizar isso, a diretoria do time mineiro pretende negociar com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e impor limites.

Inicialmente, a cúpula do Cruzeiro trabalha com duas possibilidades para amenizar os efeitos de convocações. A ideia preferida pela diretoria é rearranjar datas de partidas da equipe no Campeonato Brasileiro. Se isso não for possível, o clube cogita até pedir que a CBF estabeleça um limite de convocados.

“Vem aí uma convocação da seleção principal. Se os jogadores do Cruzeiro forem chamados em excesso, vamos pedir para não jogar algumas partidas do Brasileiro. É uma competição da maior importância para o clube, e nós não podemos estar desfalcados. Temos um dever de colaborar com a CBF, com o futebol brasileiro e com a seleção, e também olhamos o lado dos atletas. Mas é uma questão que precisa ser equacionada”, disse Gilvan de Pinho Tavares, presidente da equipe mineira.

O maior temor da diretoria do Cruzeiro é a formação da seleção brasileira principal após a Copa de 2014. Agora comandada por Dunga, a equipe começará a ser moldada em lista que o treinador vai anunciar no dia 19 de agosto. A cúpula da equipe mineira cogita ter até quatro representantes no grupo, e Dedé, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart são os favoritos.

Os jogadores chamados por Dunga disputarão amistosos contra Colômbia (no dia 5 de setembro) e Equador (no dia 9 de setembro). As duas partidas serão realizadas nos Estados Unidos, e os convocados perderão pelo menos duas rodadas do Campeonato Brasileiro (a 19ª e a 20ª).

O caso de Lucas Silva é ainda mais complicado. O volante já desfalcou o Cruzeiro em cinco jogos no início do Campeonato Brasileiro porque foi convocado para a seleção sub-20 que disputou o torneio de Toulon. Na última segunda-feira (11), foi incluído também em lista de atletas com idade olímpica que o técnico Alexandre Gallo chamou para amistosos contra Egito, Qatar e Líbano.

No período em que estará com a seleção olímpica, Lucas Silva desfalcará o Cruzeiro em três rodadas do Campeonato Brasileiro. Duas delas coincidem com os amistosos do time principal, o que reduz chances de ele estar na primeira lista de Dunga. Mas a equipe terá outros quatro amistosos ainda em 2014 (Argentina, Japão, Turquia e um rival ainda não anunciado).

“Vamos conversar porque não podemos ficar totalmente desfalcados. Como podemos disputar o Campeonato Brasileiro se fizermos várias partidas sem metade da equipe?”, questionou Gilvan.