Topo

Luiz Antônio é mais uma dor de cabeça; veja os obstáculos de Luxa no Fla

Luiz Antônio é investigado por envolvimento com milicianos: problema para Luxa - Gilvan de Souza/ Flamengo
Luiz Antônio é investigado por envolvimento com milicianos: problema para Luxa Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/08/2014 06h10

A polêmica envolvendo o elo do volante Luiz Antônio com uma milícia da zona oeste do Rio de Janeiro é mais uma dor de cabeça para o técnico Vanderlei Luxemburgo no Flamengo. Desde que retornou ao clube, o comandante acumula problemas e luta para que os mesmos tenham interferência mínima na performance dentro das quatro linhas.

A briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, suspensões, lesões, crises política e financeira, além da reformulação do elenco estão entre os desafios diários que Luxa precisa driblar no Rubro-negro. O UOL Esporte listou os obstáculos do comandante. Veja abaixo:

Luiz Antônio é problema para Luxa no Fla - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
O episódio com o volante Luiz Antônio caiu como uma bomba nos bastidores da Gávea. O técnico Vanderlei Luxemburgo foi quem o lançou anos atrás no elenco profissional do Flamengo e recebeu a desagradável surpresa na última segunda-feira. O jogador está fora dos treinamentos até que o elo com milicianos da zona oeste do Rio seja esclarecido pela Polícia Civil. Ele tornou-se um desfalque considerável em um elenco absolutamente carente de peças. A situação irritou bastante os dirigentes do Flamengo, que pregam cautela e aguardam as investigações para a definição do futuro do atleta. A mesma postura é adotada pela Adidas, fornecedora de material esportivo e detentora de um contrato particular com Luiz Antônio.
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo
Acertar o time é outro desafio de Luxa no Fla - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
A má campanha do time no Campeonato Brasileiro foi o que trouxe Luxa de volta ao Flamengo. O experiente treinador conquistou duas vitórias por 1 a 0 sobre Botafogo e Sport e foi derrotado pela Chapecoense pelo mesmo placar. A irregularidade da equipe chama atenção e cobra uma rápida reação para subir na tabela do torneio. O Rubro-negro tem um dos piores ataques e uma das defesas mais vazadas e ainda não conseguiu uma sequência de bons resultados. Vanderlei Luxemburgo tenta superar o desafio, encontrar o time ideal com as peças disponíveis e precisa de toda a criatividade para tirar o Flamengo da incômoda 19ª colocação.
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo
Cáceres, problema 3 de Luxa no Fla - Buda Mendes/Getty Images - Buda Mendes/Getty Images
Uma das dificuldades para Luxemburgo encontrar a formação ideal está ligada ao número de suspensões e desfalques por lesões. O técnico não consegue repetir a escalação e sofre para dar o padrão desejado junto aos seus comandados. Um exemplo é o volante Cáceres (f). Ele é considerado peça primordial para o equilíbrio do meio de campo. Atuou bem contra o Botafogo, mas foi expulso nos minutos finais e desfalcou a equipe contra a Chapecoense. Retornou no triunfo sobre o Sport e mais uma vez fica de fora frente ao Coritiba por suspensão. Luxa nem sequer deseja ouvir essas duas palavras e espera que o número de desfalques seja reduzido rodada após rodada.
Imagem: Buda Mendes/Getty Images
Reformulação do elenco é problema 4 de Luxa no Flamengo - Gilvan Souza/Flamengo - Gilvan Souza/Flamengo
Fora de campo, Luxa esbarra em outros problemas para encontrar o equilíbrio do elenco. O técnico mostra-se conformado publicamente com as peças disponíveis, mas reconhece que o time necessita de reforços. Ele já cobrou uma definição o quanto antes sobre o grupo que vai defender o Flamengo até o final da temporada. Por outro lado, os dirigentes pregam a política de austeridade e fazem uma série de exigências para o acerto com novos contratados. O clube trouxe apenas Canteros e Eduardo da Silva recentemente. Outros deixaram de vir, caso do meia Christian Bolaños, um dos destaques da Costa Rica na Copa do Mundo. O negócio não ocorreu, pois o Flamengo descartou bancar o aluguel de um apartamento para o jogador no Rio e passagens aéreas aos seus familiares.
Imagem: Gilvan Souza/Flamengo
Crise política é o quinto problema de Vanderlei Luxemburgo no Flamengo - Alexandre Vidal/Fla Imagem - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Enquanto o time tropeça no Campeonato Brasileiro, a crise política aumenta a cada dia nos bastidores da Gávea. Vanderlei Luxemburgo tenta blindar o elenco dos problemas extracampo. Os ex-presidentes atacam com frequência a gestão comandada por Eduardo Bandeira de Mello e seus pares. O ex-mandatário Kleber Leite sugeriu plenos poderes ao treinador para salvar o time do rebaixamento. Já Marcio Braga sinalizou que pretende se candidatar ao principal cargo do clube em 2015. A oposição se mostra incomodada e ataca principalmente o comando do vice de marketing Luiz Eduardo Baptista e a influência constante do ex-vice de futebol Wallim Vasconcellos na principal pasta do clube com indicações sobre reforços e planejamento.
Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem