Topo

Bahia segura Corinthians e mantém fama de carrasco de ex-palmeirense

Do UOL, em São Paulo

16/08/2014 22h52

O Corinthians não conseguiu sair do empate por 1 a 1 com o Bahia na noite deste sábado (16) no Itaquerão. Com o resultado, a equipe paulista desperdiçou a chance de se igualar na pontuação ao Cruzeiro e encostar no Internacional, o novo líder do Campeonato Brasileiro. Já o estreante Gilson Kleina manteve a fama de carrasco corintiano e iniciou sua trajetória com os baianos com o primeiro ponto. Ele tem apenas uma derrota em oito jogos contra o alvinegro paulista. É o primeiro time do comandante após sair do Palmeiras. 

A equipe dona da de casa saiu atrás, após Kieza abrir o placar, mas contou com Gil, o zagueiro artilheiro, para igualar o marcador. Agora, os paulistas chegam aos 28 pontos, contra 31 dos gaúchos na liderança. Enquanto isso, os nordestinos ficam nos 14 pontos, ainda perto da zona de rebaixamento, que tem o Figueirense como o primeiro, com 13 pontos.

Na próxima rodada, o Corinthians encara o Goiás, na quinta-feira, às 19h30, novamente no Itaquerão. Já o Bahia recebe o Criciúma, na quarta-feira, as 21h. 

Fases do jogo: Durante o primeiro tempo, o Corinthians dominava a posse de bola e até as finalizações, mas não assustava Marcelo Lomba. O Bahia chegava pouco e só tinha perigo na bola aérea. Foi assim que Kieza abriu o placar. Os donos da casa, então, resolveram reagir e conseguiram o empate também com a cabeça: Gil, aos 43 minutos, empatou o placar.

No segundo tempo, os técnicos bem que mexeram. Branquinho e Barbio entraram na equipe do Bahia para tentar trazer melhor sorte à estreia de Gilson Kleina. Do lado corintiano, as apostas de Mano foram em Luciano, Romarinho e Renato Augusto. De nada adiantou. O placar terminou empatado em fraco jogo criativo das duas equipes. 

O melhor: Os marcadores - É difícil definir quem foi o melhor em campo em um jogo de tanta marcação. O sistema corintiano, com Ralf, Elias, Gil e Cleber, mostrou muita força na hora de desarmar, assim como Demerson, Titi, Fahel e Rafael Miranda. 

O pior: Maxi Biancucchi - Mostrou por que não despontou entre as grandes equipes brasileiras. Assim que substituído, viu William Barbio, que entrou no seu lugar, dar mais trabalho aos corintianos

Chave do jogo: Bola aérea - As duas equipes marcavam muito forte no meio de campo e na intermediária. Por isso, as melhores chances foram criadas em cruzamentos. Guerrero era o principal alvo dos corintianos. No fim, ele inverteu o papel e deu o cruzamento para Gil empatar. No Bahia, Kieza também abriu o placar com bola alçada na área.

Toque dos técnicos - Mano Menezes alertou desde o início para a motivação dos baianos por causa do novo técnico. Apesar disso, não mudou o time e seguiu apostando na dupla Guerrero e Romero à frente. Irritou-se bastante no fim do 1º tempo e não saiu da beira do campo. Já Gilson Kleina conversou muito com Charles Fabian, interino, para a sua primeira partida no comando da equipe baiana. Pouco fez durante a partida e manteve o que já vinha sendo escalado. 

Para lembrar: 
A estreia do carrasco
. Gilson Kleina fez sua primeira partida com a equipe baiana. Ele tem a fama de ser carrasco do Corinthians. São oito partidas, com só uma derrota, em 2012, quando treinava a Ponte Preta. Foram três vitórias, quatro empates e uma derrota. 

Zagueiro artilheiro. Gil marcou mais um gol para ajudar o Corinthians. Foi o segundo dele em sequência. O atleta já tinha feito o tento na vitória diante do Santos por 1 a 0. No Brasileiro, além desses, ele também tinha feito um contra o Flamengo. 

Boa fase do interino. Charles Fabian, técnico que deixou de ser interino do Bahia com a chegada de Gilson Kleina, teve passagem invicta. Ele acabou com as 10 partidas sem vencer de Marquinhos Santos com dois triunfos e um empate. Neste sábado, deixou o cargo. 

Parabéns torcedor! Em um jogo às 21h, no sábado, em uma região não tão central na cidade, e sob chuva, mais de 30 mil torcedores corintianos estiveram no Itaquerão para assistir à partida. 

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X  1 BAHIA

Local: Itaquerão, em São Paulo (SP)
Data: 16 de agosto de 2014, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Público total: 31.014
Renda: R$ 2.096.556,50
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: José Javel Silveira (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Cartões amarelos: Rafael Miranda, Demerson e Fahel (BAH); Ralf (COR)
Gols: Kieza (BAH), aos 36 min do 1º T, Gil (COR), aos 43 min do 1º T

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros (Renato Augusto) e Jadson (Romarinho); Romero (Luciano) e Guerrero
Técnico: Mano Menezes

BAHIA: Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Titi e Raul; Fahel, Rafael Miranda e Léo Gago; Emanuel Biancucchi (Branquinho), Maxi Biancucchi (William Barbio) e Kieza
Técnico: Gilson Kleina