Topo

Inter bate o Goiás, atinge marca inédita e dorme líder do Brasileirão

Do UOL, em Porto Alegre

16/08/2014 20h23

O Internacional é líder do Brasileirão. Pelo menos até domingo. O time gaúcho contou com gol contra de Pedro Henrique e venceu o Goiás por 1 a 0 neste sábado pela 15ª rodada do certame, no estádio Serra Dourada. Foi a quinta vitória seguida, marca inédita no campeonato.

A última vez que o Inter tinha vencido cinco jogos seguidos no Brasileirão, Abel era o comandante, em 2006. E até agora, ninguém tinha feito isso no campeonato deste ano. Até este sábado, quando o time completou a lista que havia começado contra o Flamengo, dia 20 de junho. No mês de vitórias pelo Brasileirão, Bahia, Grêmio e Santos também foram vítimas. Nestes 5 jogos, nenhum gol sofrido pelo Colorado.

Com a vitória, o Internacional chegou aos 31 pontos. Só o Cruzeiro pode ultrapassar o time vermelho. Os mineiros jogam no domingo contra o Santos. Já o Goiás permaneceu com 20 e teve o terceiro resultado negativo em série.

Antes do jogo, crianças formando o número 9 no campo, camisa comemorativa lembrando Fernandão, presença de familiares, faixas e cartazes marcaram a partida que sempre deixava o ex-atacante dividido. Formado no Goiás, campeão da Libertadores e do Mundial pelo Inter, Fernandão foi lembrado a cada minuto

Fases do jogo: O Internacional começou muito melhor. Era como se o Serra Dourada fosse casa do time de Porto Alegre e não goiano. Postado ofensivamente, a equipe vermelha manteve posse de bola e trocou passes em busca das oportunidades, que no entanto foram raras. Alex, aos 19 do primeiro tempo, chutou perto do gol defendido por Renan.

Já o Goiás aproveitou-se do contra-ataque. O time da casa esteve sempre recuado e quando recuperava a bola não buscava trocar passes mas lançava direto para os atacantes. Assim quase marcou com Tiago Mendes, aos 26 minutos do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Goiás equiparou forças. Em vez de ficar acuado pelo ímpeto ofensivo do Inter, o time goiano tomou conta do meio-campo. Mas ao sair para o jogo, deixou mais espaços e passou a ter dificuldades defensivas. E exatamente pelos espaços deixados saiu o gol do Inter. Fabrício entrou pela esquerda, cruzou e a bola bateu no zagueiro Pedro Henrique, que fez contra.

O melhor: Ernando - O zagueiro foi fundamental na vitória do Inter. Barrou uma série de contra-ataques perigosos do Goiás, mantendo-se seguro e evitando que o placar fosse aberto, principalmente no primeiro tempo.

O pior: Ygor - O volante do Inter, que já tinha falhado feio contra o Ceará pela Copa do Brasil, errou muitos passes no meio-campo e foi por erros repetidos que o Goiás criou as principais oportunidades do jogo.

Chave do jogo: O Goiás abandonou a retranca - O Goiás segurava bem o Internacional no primeiro tempo e ainda era perigoso em contra-ataques. Porém, tentou o ataque na segunda metade do jogo e deu espaços. Assim, o Internacional aproveitou as costas dos laterais e encontrou o que procurava, lugar para atacar. Marcou seu gol e conquistou os três pontos.

Toque dos técnicos - O Inter manteve a posse de bola, a característica principal do time montado por Abel Braga. Mas falhou na transição entre defesa e ataque. Ygor foi muito mal no primeiro tempo. E para corrigir isso, no intervalo, o treinador colorado colocou Jorge Henrique, recuando Aránguiz para ser volante.

Já Drubscky recuou sua equipe e tratou de usar o tamanho do gramado do Serra Dourada. Em vez de trocar passes e carregar a bola, o time goiano abusou de lançamentos longos. A formação foi 4-1-4-1, e no momento do contra-ataque se transformava em 4-3-3. No segundo tempo, Ricardo Drubscky errou. Abandonando a postura defensiva, sua equipe deu espaços e perdeu o terceiro jogo em série.

Para Lembrar:

Fernandão une Goiás e Inter: As homenagens a Fernandão antes do jogo uniram Goiás e Internacional. As camisas dos jogadores do Goiás tinham uma frase que lembrava o atacante morto em junho. No momento da execução do hino nacional, crianças das escolinhas do time goiano formaram o número 9 lembrando a camisa usada por ele. Além disso, uma faixa escrito: 'Nossa saudade é do tamanho de sua história' foi exibida em campo. E familiares do atleta estiveram presentes na partida.

Duelo de conhecidos: No Inter, Eduardo Sasha, reserva do time, Ernando, titular na zaga, e Rafael Moura, centroavante, passaram pelo Goiás. No time esmeraldino, o goleiro Renan foi formado no Internacional, e Lima também passou pelo time vermelho.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 0 X 1 INTERNACIONAL

Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 16/08/2014 (sábado)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)
Público:4.256
Renda: R$ 163.620,00
Cartões amarelos: Wellington (INT); Bruno Mineiro (GO).
Gols: Pedro Henrique, do Goiás, contra, para o Inter, aos 31 do segundo tempo;

GOIÁS
Renan; Valmir Lucas, Felipe Macedo, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David, Thiago Mendes (Thiago Real) e Murilo (Assuério); Erik e Bruno Mineiro (Samuel).
Técnico: Ricardo Drubscky

INTERNACIONAL
Dida; Cláudio Winck, Juan, Ernando e Fabrício; Ygor (Jorge Henrique), Wellington, Aránguiz, Alex (Leandro) e D'Alessandro; Rafael Moura (Bertotto).
Técnico: Abel Braga