Topo

Botafogo abre mão de jogar perto de sua torcida. Flu faz o contrário

Com ingressos populares, o Fluminense tem tido casa cheia em jogos no Maracanã - Matheus Andrade/Photocamera
Com ingressos populares, o Fluminense tem tido casa cheia em jogos no Maracanã Imagem: Matheus Andrade/Photocamera

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/08/2014 06h00

Em crise dentro e fora de campo, o Botafogo fez planejamento para “abandonar” a torcida em momento crítico do Campeonato Brasileiro. A missão de sair da zona de rebaixamento terá que ser encarada longe da torcida carioca, em clássico neste domingo – às 18h30 – marcado para Brasília. O Fluminense faz estratégia contrária: aproxima os torcedores e aproveita o embalo da boa fase no torneio nacional para encher o Maracanã.

O momento tricolor, porém, é de dúvidas por conta da eliminação inesperada na Copa do Brasil. O revés para o América-RN pode ser um obstáculo na relação próxima entre equipe e torcida até então.

A prova de como a torcida se comportará após tamanha decepção não terá como ser tirada neste domingo. O clássico entre Botafogo e Fluminense será no estádio Mané Garrincha, por decisão da diretoria alvinegra, em busca de uma condição financeira melhor como mandante do duelo.

Decepcionada pelos maus resultados dentro de campo e pelos problemas financeiros vividos fora dele, a torcida botafoguense se afastou dos estádios. O Alvinegro é dono de uma dos piores públicos da edição 2014 do Brasileiro: 1.271 pagantes na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, em jogo disputado em um sábado à noite em Volta Redonda.

Apesar do pouco interesse, a torcida do Botafogo se mostra a favor dos jogadores mesmo com a atual situação do time, que ocupa a zona de rebaixamento com apenas 13 pontos ganhos. A diretoria é o principal alvo dos fãs alvinegros, insatisfeitos com os rumos da administração comandada por Maurício Assumpção.

O clube se movimentou durante a semana para pagar um mês de salário em carteira. No entanto, os jogadores ainda têm que receber dois meses de salários em carteira e seis de direitos de imagem. O clube também precisa recolher o FGTS. O fato de jogar o clássico com o Fluminense em Brasília é uma tentativa de gerar receita.

“A gente sabe que em Brasília a torcida do Botafogo é muito presente também. Sem dúvida terão muitos botafoguenses no estádio, mas também não queremos ficar longe do Rio. Nossa torcida principal está aqui e gostamos do Maracanã porque o torcedor dá a resposta positiva. Vamos atrás de resultados positivos pra atrair mais torcedores no estádio”, comentou o zagueiro Bolívar, que prefere jogos no Rio de Janeiro.

O Fluminense tem a segunda melhor marca de público neste Brasileiro. Foram 44.975 torcedores pagantes no Maracanã, em derrota para o Vitória pela terceira rodada. Apesar da decepção, os tricolores mantiveram fôlego e empurram a equipe de Conca e cia. em luta pela liderança da competição. O clube das Laranjeiras soma 26 pontos e integra o G-4 da competição.

Mancini joga favoritismo ao Flu, mas ressalta: 'Vamos nos superar'