Topo

Cruzeiro atropela Santos na volta ao Mineirão e reassume liderança

Do UOL, em Belo Horizonte

17/08/2014 17h52

Depois de dois empates fora de casa, o Cruzeiro encontrou o cenário perfeito no Mineirão, que recebeu um grande público, para se recuperar no Brasileirão e reassumir a liderança, que havia passado para as mãos do Internacional, ao vencer o Goiás no sábado. Com um gol no primeiro tempo e dois na etapa final, o time mineiro derrotou o Santos, por 3 a 0, neste domingo, e chegou a 33 pontos, dois a mais que o colorado gaúcho. A equipe paulista sofreu a terceira derrota seguida na competição, a segunda na volta de Robinho.

O Cruzeiro entrou em campo pressionado depois que o Inter derrotou o Goiás, por 1 a 0, no Serra Dourada, e o empurrou para a segunda posição. Diante da torcida, o time mineiro novamente não decepcionou e manteve o 100% de aproveitamento no Mineirão pelo Brasileiro, com cinco vitórias no Gigante da Pampulha. O Santos, que vinha de derrota para Corinthians e Internacional, permaneceu com 20 pontos e voltou a cair na tabela. Nem com a volta de Robinho, que se destacou na Copa do Brasil na vitória sobre o Londrina, o time paulista consegue engrenar no Brasileirão.

O Cruzeiro volta a jogar no Mineirão na quinta-feira (21), quando enfrenta o Grêmio, às 20h30. O Santos entra em campo na quarta-feira (20), contra o Atlético-PR, às 19h30, na Vila Belmiro.

As fases do jogo: O primeiro foi bastante movimentado no Mineirão. O Cruzeiro foi superior na maior parte dos 45 minutos, mas o Santos teve chance de empatar jogo. O time mineiro pressionou o adversário desde o início e chegou a marcar com Everton Ribeiro, aos 20min, mas a arbitragem assinalou toque de mão do meia. Quatro minutos depois, Marcelo Moreno aproveitou uma falta cobrada por Everton Ribeiro e desviou de cabeça. Aranha ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. A equipe santista cresceu depois de ficar em desvantagem e teve duas chances claras com Leandro Damião e Thiago Ribeiro, mas ambos finalizaram mal.

O Santos voltou com duas mudanças para o segundo tempo – saíram Damião e Bruno Uvini, que machucou o rosto, e entraram Rildo e Naílson –, mas acabou surpreendido com o segundo gol do Cruzeiro logo aos 3min. Num vacilo de Cicinho, Egídio tocou para Willian, que serviu de primeira para Ricardo Goulart marcar seu nono gol no Brasileiro. O Santos ainda tentou e teve excelente chance para marcar com Thiago Ribeiro, aos 24min, mas goleiro Fábio fez grande intervenção.

Quando a partida já estava definida, o Cruzeiro chegou ao terceiro gol para o delírio da torcida celeste, que já vazia festa. Júlio Baptista recebeu de Everton Ribeiro e fuzilou o gol de Aranha.

O melhor: Dedé e Ricardo Goulart  – Zagueiro teve atuação segura e fez grande intervenção quando o jogo estava 1 a 0 e o Santos pressionava, ao travar um jogo da entrada da área de Lucas Lima. Ricardo Goulart, que tem sido decisivo nos jogos do Cruzeiro no Mineirão, novamente deixou a sua marca diante da torcida.

O pior: Leandro Damião – O atacante santista mais uma vez decepcionou. Sem conseguir render e desperdiçar excelente chance para empatar o jogo no primeiro tempo, Damião foi substituído no intervalo e deu lugar a Rildo.

A chave do jogo: Ataque veloz e matador – Depois de abrir o placar no primeiro tempo em jogada de bola parada, o Cruzeiro usou bem uma de suas principais armas para decidir a partida. Numa jogada em velocidade no começo da etapa final, o time mineiro selou a vitória no Mineirão e deixou o Santos sem reação na partida.

Toque dos técnicos: Marcelo Oliveira optou por promover a volta de Henrique, que cumpriu suspensão na rodada anterior, e pela entrada de Willian no lugar de Marquinhos. O ataque recuperou a velocidade e pressionou bastante o adversário. O dedo do técnico ficou evidente com o segundo gol no início do segundo tempo, numa jogada rápida de ataque.

Oswaldo de Oliveira apostou no trio de atacantes (Thiago Ribeiro, Robinho e Leandro Damião), mas o Santos demorou a encaixar seu jogo no primeiro tempo e não conseguiu superar o goleiro Fábio. Na etapa final, o treinador trocou Damião por Rildo, mas a mudança também não surtiu efeito.

Para lembrar:

Marcelo Oliveira chega a 100 jogos. Contratado ano passado sob a desconfiança da torcida celeste, em função do passado do treinador, que foi jogador e iniciou a carreira de técnico no rival Atlético-MG, Marcelo Oliveira completou neste domingo a 100ª partida do comando do Cruzeiro. Em função do bom trabalho, coroado pelo título do Brasileirão 2013 e do Mineiro deste ano em cima do arquirrival, o comandante tem, hoje, o respaldo dos torcedores.

Fim do tabu como mandante. A vitória sobre o Santos encerrou um tabu do Cruzeiro como mandante sobre os paulistas. O último triunfo havia sido em 2008, quando goleou por 4 a 0 no Mineirão. Depois disso, empatou quatro e sofreu uma derrota atuando diante da torcida.

CRUZEIRO 3 X 0 SANTOS

Cruzeiro
Fábio: Mayke (Ceará), Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart ((Dagoberto); Willian e Marcelo Moreno (Júlio Baptista)
Técnico: Marcelo Oliveira

Santos
Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Bruno Uvini (Naílson) e Mena; Alan Santos (Leandrinho), Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Leandro Damião (Rildo) e Robinho
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Data: 17/8/2014 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Asp. Fifa-RS) e Alexandre Kleiniche (RS)
Cartões amarelos: Everton Ribeiro, Mayke, Júlio Baptista (CRU); Alan Santos (SAN)
Gols: Marcelo Moreno, aos 24min do primeiro tempo; Ricardo Goulart, aos 3min, Júlio Baptista, aos 42min do segundo tempo