Topo

Atlético-MG leva gol nos acréscimos e fica no empate com o Figueirense

Do UOL, em Belo Horizonte

17/08/2014 20h26

Depois de uma semana tensa, marcada pela troca de farpas entre Levir Culpi e Alexandre Kalil, o Atlético-MG esteve perto de conquistar mais uma vitória no Brasileirão, mas sofreu um gol no final da partida e ficou no empate com o Figueirense, por 2 a 2, neste domingo, em Florianópolis. O time mineiro, que vencia a partida até os 46min do segundo tempo, viu a equipe catarinense igualar o marcador e desperdiçou a chance de encostar no G4.

O Atlético foi a 23 pontos e terminou a rodada na sétima colocação, desperdiçando a chance de ficar a um ponto do Fluminense, que abre o grupo de acesso à Libertadores. Apesar do vacilo, o time mineiro completou a quarta partida sem perder na competição, com duas vitórias e dois empates. O Figueirense, que quebrou a sequência de duas vitórias, foi a 13 pontos e ocupa agora a 13ª posição, voltando para a zona de rebaixamento.

Na próxima quarta-feira, o Atlético enfrenta o Flamengo, que venceu o Coritiba (1 a 0) neste domingo, no Maracanã, às 22h. No mesmo dia, o Figueirense recebe o Botafogo, no Orlando Scarpelli, às 19h30.

As fases do jogo: O Atlético iniciou bem o primeiro tempo e surpreendeu o adversário com um gol logo aos 7min. Jô recebeu na ponta esquerda e cruzou na cabeça de Dátolo, que desviou de cabeça para a abrir o placar. O Figueirense não se abalou e equilibrou a partida no Orlando Scarpelli. Depois de Diego Tardelli desperdiçar chance incrível para ampliar, o time catarinense empatou a partida aos 24min. Num lance infeliz, Leonardo Silva tentou cortar um cruzamento rasteiro de Jean Carlos e marcou contra. A equipe mineira ainda teve oportunidade de marcar no final da primeira etapa, novamente com Dátolo, que dessa vez errou a finalização.

O Figueirense voltou melhor no segundo tempo. A entrada de Clayton, que substituiu Jean Carlos, deu mais velocidade ao ataque do time casa. No primeiro minuto, ele fez grande jogada e tocou para Marco Antônio, que finalizou mal. Em seguida, foi a vez de servir Marcão, que também errou o alvo. Quando o jogo estava equilibrado, o árbitro marcou pênalti de Cereceda em Alex Silva, que havia entrado no lugar de Marcos Rocha. Tardelli cobrou no canto direito e recolocou o Atlético à frente no placar.

Quando a vitória do Atlético parecia certa, o Figueirense, que não desistiu em momento algum, arrancou o empate no apagar das luzes. Clayton aproveitou sobra na área e finalizou sem chance para Victor.

O melhor: Clayton Atacante entrou bem na partida e marcou o gol de empate do Figueirense, evitando a derrota em casa.

O pior: Maicosuel – O meia-atacante, que ainda não conseguiu se firmar no time mineiro, pouco produziu durante o tempo que ficou em campo e acabou substituído por Luan no segundo tempo.

A chave do jogo: Jogadores do banco são decisivos  – Jogadores que entraram no segundo tempo foram decisivos para o empate no Orlando Scarpelli. Alex Silva, que saiu do banco do Atlético, sofreu o pênalti que originou o segundo gol. No Figueirense, Clayton deu outra cara ao ataque catarinense e ainda marcou o gol de empate no final.

Toque dos técnicos: Sem contar com a dupla de volantes, Pierre e Leonardo Silva, e o meia Guilherme, Levir Culpi promoveu a estreia do volante Rafael Carioca com a intenção de melhorar a saída de bola e colocou Dátolo como titular. As entradas de Marion e Luan deram mais mobilidade ao ataque atleticano.

Argel Fucks, que não contou com Leo Lisboa e Ricardo Bueno, ambos vetados, apostou na força do grupo com a opção pela dupla Marcão e Jean Carlos. O time foi para frente e não deu sossego à defesa adversária. A entrada de Clayton no intervalo deu mais velocidade ao Figueirense, que cresceu na partida. No segundo tempo, Argel acabou expulso por reclamação.

Para lembrar:

Fogo amigo esquenta ambiente no Atlético. A semana do Atlético-MG foi marcada por uma troca de farpas entre Levir Culpi e Alexandre Kalil. Depois de criticar o planejamento do clube, o treinador foi rebatido pelo presidente, que usou o Twitter para dar um recado ao técnico, embora sem citá-lo nominalmente. O dirigente disse que “se tiver ruim, é só pedir para ir embora”. O mandatário ainda respondeu outra declaração de Levir, de que havia muita gente, até mesmo dirigentes, de nariz empinado no clube pela conquista da Libertadores. Kalil foi direto: "Ah! Só fica com nariz em pé quem já ganhou Libertadores". Coube ao diretor de futebol, Eduardo Maluf, pôr ordem na casa. Aparentemente, a situação foi contornada. “Não vamos criar crise interna. Está resolvido”.

Cartão amarelo bobo. Enquanto aguardava à beira do gramado para entrar no jogo, Alex Silva foi incentivado por Marcos Rocha, a que substituiria, a ser rápido e acabou se precipitando. Por não ter esperado o companheiro sair, recebeu o cartão amarelo.

FIGUEIRENSE 2 X 2 ATLÉTICO-MG

Data: 17/8/2014 (domingo)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR/Fifa)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR/Fifa) e Ivan Carlos Bohn (PR/CBF-1)
Cartões amarelos: Jean Carlos, Marco Antônio, Thiago Heleno, Tiago Volpi, Vitor Junior (FIG); Pedro Botelho, Leonardo Silva, Alex Silva Jemerson (ATL)
Gols: Dátolo, aos 7min, Leonardo Silva (contra), aos 24min do primeiro tempo; Diego Tardelli, aos 28min, Clayton, aos 46min do segundo tempo

Figueirense
Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Luan (Everaldo), Rivaldo, Marco Antônio e Felipe (Vitor Junior); Jean Carlos (Clayton) e Marcão
Técnico: Argel Fucks

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha (Alex Silva), Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Rafael Carioca, Josué, Maicosuel (Luan) e Dátolo; Diego Tardelli e Jô (Marion)
Técnico: Levir Culpi