Topo

Fla vence 1ª como visitante em duelo de lanternas com Coritiba e deixa zona

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/08/2014 17h53

Em duelo entre os dois lanternas do Campeonato Brasileiro ao início da 15ª rodada, o Flamengo conseguiu sua primeira vitória como visitante na competição ao bater o Coritiba por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Couto Pereira. Com isso, o Rubro-negro deixa a zona de rebaixamento com 16 pontos, enquanto o time paranaense se afunda ainda mais na lanterna do nacional, com 12.

Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Atlético-MG no Maracanã, às 22h de quarta-feira. Enquanto isso, o Coritiba tem mais uma chance de reagir dentro de casa, onde encara o Vitória às 21h também de quarta-feira.

Fases do jogo

Os primeiros minutos da etapa inicial já explicavam quais seriam as propostas de jogo de Flamengo e Coritiba no Couto Pereira. Os donos da casa buscavam o ataque frequentemente, contra um Rubro-negro armado para tentar a sorte nos contragolpes.

E o time carioca se mostrou arisco em sua proposta. Logo aos 12min, Éverton recebeu cruzamento na medida de Canteros, mas acabou cabeceando por cima do gol. Quatro minutos depois, porém, o meia não desperdiçou a bobeada de Baraka, dominou a bola em contragolpe rápido e bateu forte de direita para vencer Vanderlei e abrir o placar.

Em busca de uma reação, o Coritiba pressionou durante o restante do primeiro tempo, mas criou poucas chances, como uma jogada individual de Geraldo aos 25min. Antes do intervalo, Alecsandro teve ótima chance de ampliar para o Flamengo, enquanto Leandro Almeida perdeu chance inacreditável de empatar aos 39min.

O segundo tempo teve pouco futebol em campo. O Coritiba buscava o empate de forma pouco inspirada, enquanto o Flamengo tentava aproveitar os espaços, mas acabava se limitando a segurar o resultado positivo.

A pouca inspiração do Coritiba ficaria ainda mais delicada com a expulsão de Robinho aos 36min do segundo tempo. O jogador vinha sendo uma das principais peças ofensivas da equipe na partida. Com um a menos, os paranaenses tentaram, mas não conseguiram impedir a vitória do Rubro-negro.

O melhor: Éverton - Autor do gol do Flamengo no primeiro tempo, o meia foi também a principal opção ofensiva da equipe durante a partida, principalmente por causa de sua velocidade. Chegou a deixar Alecsandro na cara do gol para ampliar o marcador na etapa inicial, mas o centroavante desperdiçou a chance.

O pior: Baraka – O volante falhou feio no gol de Éverton e deu a possibilidade ao Flamengo de atuar ainda mais fechado nos contra-ataques com a vantagem no placar. Em resposta, foi vaiado pela torcida do Coritiba até o intervalo, quando foi substituído.

Chave do jogo: A falha de Baraka no gol de Éverton. O Flamengo veio armado para sair contra-ataques e foi presenteado com o erro do volante no começo da partida. Após o gol, o Rubro-negro pouco fez além de se defender e aproveitar a vantagem conferida pelo lance. Já o Coritiba demonstrou dificuldade em se recuperar, mesmo com o domínio territorial concedido pelo adversário.

Para lembrar:

Jejum quebrado - o gol de Éverton foi o primeiro do Flamengo como visitante nas 15 rodadas do Campeonato Brasileiro. Até esta partida, o Rubro-negro somava quatro derrotas e um empate fora de casa pela competição.

CORITIBA 0 X 1 FLAMENGO

Data/hora: 17/08/2014, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões Amarelos: Robinho, Germano (COR); Canteros, Éverton, Alecsandro e Marcelo (FLA)
Cartão Vermelho: Robinho (COR)

Coritiba
Vanderlei; Reginaldo (Hélder), Luccas Claro, Leandro Almeida e Dener; Baraka (Keirrison), Germano, Norberto e Robinho; Geraldo (Zé Rafael) e Zé Love.
Técnico: Celso Roth

Flamengo
Paulo Victor; Léo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Recife (Amaral), Marcio Araújo, Canteros e Everton; Eduardo da Silva (Lucas Mugni) e Alecsandro (Arthur).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo