Topo

Grêmio encara o Criciúma para encerrar crise em estreia de Felipão na Arena

Felipão estreia na Arena em sua terceira passagem pelo Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Felipão estreia na Arena em sua terceira passagem pelo Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/08/2014 06h00

O Grêmio está em crise. Troca de treinador e três derrotas seguidas, sendo uma delas no clássico Gre-Nal, tornam o ambiente tenso no clube. E para encerrar a fase ruim, vencer o Criciúma é obrigação neste domingo às 16h, na Arena, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será a estreia do técnico Luiz Felipe Scolari em casa na terceira passagem dele pelo Tricolor.

Mas nem mesmo o 'fator Felipão' mudou as coisas na última rodada. O comandante viu sua equipe perder por 2 a 0 para o Inter na estreia, no Beira-Rio. São só derrotas nos três últimos compromissos. Além do rival, Vitória e Coritiba também superaram o time.

"É claro que preocupa. Três derrotas seguidas preocupa. Muitas vezes quando se tem três derrotas, ou duas indo para o jogo seguinte, toma-se o gol e passam na cabeça algumas dúvidas. Será que temos condições de reagir ou não? Às vezes cada um quer ajudar sozinho, mas esquece-se do coletivo. Agindo por si. É uma série de detalhes que vamos conhecendo e tentando sanar as dificuldades", disse o treinador.

Ainda com pouco tempo de trabalho, Felipão busca encontrar o melhor posicionamento para os jogadores. Durante a semana fez, novamente, uma série de alterações e promoveu dúvidas na equipe.

Certezas são duas: Barcos e Pará não jogam. O primeiro sentiu uma lombalgia e sequer treinou durante a semana. O segundo está suspenso em razão do terceiro cartão amarelo. No ataque, Lucas Coelho deve entrar, e na lateral direita Matías Rodríguez é o mais cotado.

Giuliano foi poupado do treinamento de sábado, mas deve jogar. Ramiro tende a voltar ao meio-campo e Luan e Fernandinho podem aparecer na equipe principal.

O Criciúma vem de um empate diante do Cruzeiro, em casa, e tentará pontuar diante do Grêmio para se manter longe da zona de rebaixamento. A equipe encontra-se em 12º lugar, mas tem somente três pontos a mais que o Botafogo, primeiro clube dentro da 'turma da degola'.

"A verdade é que o Campeonato Brasileiro está muito disputado. Podemos dizer que essa competição é mais difícil do futebol mundial. Isto porque, as grandes equipes não estão sendo favoritas para vencer as partidas porque muitos times vêm surpreendendo", avaliou o volante Serginho.

Em relação ao time, o técnico Wagner Lopes vive a expectativa de contar com os meias Wellington Bruno e Bruno Costa. Os dois se recuperaram de lesões recentes e existe a possibilidade dos dois reaparecerem na equipe.

Por outro lado, o Ronaldo Alves realiza fisioterapia após se recuperar de uma cirurgia no joelho esquerdo. Desta maneira, Gualberto segue formando a dupla de zaga com Fábio Ferreira.

GRÊMIO X CRICIÚMA

Data: 17/08/2014 (domingo)
Horário: às 16h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV, Globo
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

Grêmio
Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Werley, Rhodolfo e Breno; Felipe Bastos, Ramiro, Luan (Rodriguinho) e Giuliano; Fernandinho e Lucas Coelho (Ronan)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CRICIÚMA
Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Giovanni; Serginho, Martinez (Wellington Bruno), João Vitor (Rafael Costa) e Paulo Baier; Silvinho e Gustavo
Técnico: Wagner Lopes