Topo

Grêmio rompe série negativa e bate o Criciúma na estreia de Felipão em casa

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/08/2014 17h51

Felipão voltou a comandar o Grêmio em casa, pela primeira vez vestiu as cores do Tricolor na Arena, e viu uma equipe aguerrida, empenhada e, principalmente, eficiente. Neste domingo, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time gaúcho venceu o Criciúma por 2 a 0, gols de Luan e Lucas Coelho. O triunfo encerrou uma série negativa que durava três jogos.

O Tricolor vinha de três derrotas, sendo a última contra o Internacional no primeiro compromisso de Felipão na terceira passagem pela equipe azul. Mas neste domingo o Grêmio deixou de patinar na tabela e somou 3 pontos, atingindo 22 na classificação. Por outro lado, o Criciúma permaneceu com 16, próximo da zona de rebaixamento. Foi o quinto jogo sem vitória seguido do time catarinense.

Mais do que qualquer postura tática diferente, o Grêmio apresentou em campo um dos principais pedidos de Felipão durante a semana: 'alma'. Foi uma equipe que disputou cada centímetro de campo, empenhado e unido no gramado. Assim, foi superior ao adversário e venceu com certa tranquilidade.

Na próxima rodada, os gaúchos terão pela frente o Cruzeiro, em Belo Horizonte. Enquanto o Criciúma pegará o Bahia, em Salvador.

Fases do jogo: O Grêmio mandou no jogo. Desde o início da partida, o time da casa conteve o oponente e trocou passes rondando a área. Em um do momentos ofensivos, Dudu foi fundamental. Na direita de ataque, segurou a bola até a movimentação de Lucas Coelho, que recebeu e foi derrubado por Gualberto. O juiz marcou pênalti, que Luan transformou em gol aos 10 minutos.

Nos minutos que seguiram, o jogo se manteve nas mãos da equipe gaúcha. Foi o Grêmio que teve posse, mas criou raras oportunidades. Enquanto o Criciúma nem isso fez. Houve uma cobrança de falta de Paulo Baier, aos 40, mas nada além disso. E o primeiro tempo encerrou-se com vitória parcial gremista.

No segundo tempo, logo de cara uma chance para o Grêmio. Riveros recebeu de Felipe Bastos e tentou encobrir Luiz. A bola passou muito perto, mas foi para fora, aos 3 minutos. Em seguida, Felipe Bastos roubou a bola, rolou para Lucas Coelho que driblou a marcação e colocou na rede o segundo gol do Grêmio.

O Criciúma saiu para o ataque. Aos 11, João Vítor acertou a trave em cobrança de falta. A resposta acontece aos 18, com Felipe Bastos. A bola passou perto do gol de Luiz. Mas nada além disso.

O melhor: Felipe Bastos - Foi muito importante defensivamente ao conter avanços do Criciúma. Teve boa participação ofensiva com conclusões em gol e uma assistência para o gol de Lucas Coelho. Mas principalmente, foi responsável por motivar os companheiros, chamar atenção e cobrar empenho.

O pior: Gualberto - Com menos de 10 minutos de jogo, o zagueiro do Criciúma colocou todo trabalho de sua equipe no lixo. Em um lance que dificilmente acabaria em gol, cometeu pênalti em Lucas Coelho e contribuiu diretamente para o Grêmio sair na frente. Atrás no placar o Criciúma precisou mudar de estratégia e se perdeu no jogo.

Chave do jogo: Empenho. O Grêmio mudou taticamente, foi postado ofensivamente, buscou o gol. Mas a principal característica encontrada em campo foi o empenho. O time gaúcho disputou todas as jogadas com motivação impressionante, talvez reflexo das 'broncas' de Felipão durante a semana.

Toque dos técnicos: Felipão mudou muito o Grêmio. Sem Barcos, o treinador optou por sacar Giuliano e alterou a formação para um 4-3-3. Zé Roberto virou lateral esquerdo, Ramiro, Felipe Bastos e Riveros fizeram trio de volantes e Luan, Dudu e Lucas Coelho trio de ataque. Sem a bola, o time gaúcho recuava os pontas e montava um 4-1-4-1. Assim, controlou o jogo.

Já Wagner Lopes montou o Criciúma no 4-2-3-1, com Paulo Baier com total liberdade para criar jogadas. No entanto, o armador bateu com Ramiro, volante centralizado do Grêmio, e teve dificuldades. No segundo tempo, perdendo o jogo, o Criciúma tratou de empilhar atacantes. Criou algumas chances, mas nunca esteve perto de virar o jogo.

Para lembrar:

Primeiro jogo de punição. Por conta das brigas no clássico Gre-Nal, com a Brigada Militar e com torcedores do Inter, além da troca de lugar para escolta até o estádio Beira-Rio, a torcida Geral do Grêmio cumpriu o primeiro jogo de punição sem instrumentos ou faixas na Arena. Em protesto, manteve o espaço onde ficaria a banda isolado, com um clarão na arquibancada.

Torcida do Criciúma fica fora. A torcida do Criciúma lotou seu espaço na Arena do Grêmio. Foram 1,5 mil torcedores. E mais gente se deslocou da cidade catarinense a Porto Alegre, mas acabou ficando fora. Sem saber quantas entradas estariam disponíveis e crente em um percentual perto dos 10% da capacidade total do estádio, como previsto no Estatuto do Torcedor, os aficionados ficaram horas na estrada e não conseguiram assistir o jogo no estádio.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 CRICIÚMA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 17/08/2014 (domingo)
Árbitro:Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Público: 28.288 torcedores
Renda: R$ 1. 014.274,00
Cartões amarelos: Serginho (CRI), João Vítor (CRI); Matías Rodríguez (GRE)
Gols: Luan, do Grêmio, aos 10 minutos do primeiro tempo; Lucas Coelho, do Grêmio, aos 3 minutos do segundo tempo;

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Felipe Bastos (Edinho), Riveros, Ramiro e Luan (Ronan); Dudu e Lucas Coelho (Giuliano).
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CRICIÚMA
Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira e Gualberto e Giovanni; Serginho (Ronaldo Mendes), Martinez, João Vítor e Paulo Baier (Wellington Bruno); Silvinho e Gustavo (Danilo Alves).
Técnico: Wagner Lopes