Topo

Para reaver liderança, Cruzeiro usa fator Mineirão contra Santos e Robinho

Cruzeiro espera o apoio de 50 mil torcedores na partida deste domingo no Mineirão - Gualter Naves / Light Press
Cruzeiro espera o apoio de 50 mil torcedores na partida deste domingo no Mineirão Imagem: Gualter Naves / Light Press

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

17/08/2014 06h00

Depois de dois empates fora de casa e ser ultrapassado pelo Internacional, que venceu o Goiás (1 a 0) no sábado e assumiu a liderança, o Cruzeiro entra em campo pressionado a vencer o Santos, que tem como trunfos o ídolo Robinho e um tabu atuando como visitante contra os mineiros. Além desses ingredientes, o duelo deste domingo, às 16h, válido pela 15ª rodada do Brasileirão, receberá um grande público no Mineirão. A diretoria celeste aumentou a carga de ingressos e espera 50 mil torcedores para que o time mantenha 100% de aproveitamento no estádio e recupere a ponta da tabela.

Com o triunfo no Serra Dourada, o Internacional chegou a 31 pontos, um a mais que o Cruzeiro, que precisará de pelo menos um empate para terminar a rodada na liderança, uma vez que tem mais saldo de gols que os gaúchos. O Santos, que ocupa a 9ª posição com 20 pontos, chega motivado depois da classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, com direito ao primeiro gol de Robinho na volta ao clube.

O clássico do Gigante da Pampulha terá um sabor especial para o técnico Marcelo Oliveira, que completará 100 jogos à frente do Cruzeiro. Há um ano e oito meses na Toca da Raposa, ele ostenta o melhor desempenho da história do clube. Foram 66 vitórias, 18 empates e apenas 15 derrotas em 99 partidas, números que representam um aproveitamento de 73%.

Além da motivação por ser uma data especial para o treinador, o Cruzeiro entra em campo disposto a se recuperar dos dois empates seguidos fora de casa diante do Botafogo, em 1 a 1, e Criciúma, 0 a 0, que permitiram a aproximação dos rivais na tabela e colocaram a liderança em risco.

Para  mudar o panorama, o time mineiro terá de encerrar um tabu de cinco jogos sem vencer o Santos como mandante. O último triunfo em casa ocorreu em 2008, com uma goleada de 4 a 0 no Mineirão. Depois, foram quatro empates e uma derrota, por 4 a 0, no Independência.

Marcelo Oliveira realizou duas mudanças na equipe. A já esperada volta de Henrique na vaga de Nilton e a entrada de Willian no lugar de Marquinhos. O treinador também optou pela manutenção de Mayke mesmo com o retorno de Ceará e cobrou atenção especial com Robinho.

“O Robinho acrescenta muito em qualquer equipe, porque é muito criativo, muito técnico. E volta muito empolgado para o Santos, onde cresceu, onde se tornou ídolo. É um jogador que merece toda atenção. Qualidade técnica, poder de decisão também. Temos que estar preparados para isso. É isso que o Cruzeiro está fazendo para que possamos sustentar a primeira colocação”, disse o comandante cruzeirense.

Robinho é a principal esperança do Santos de bater o Cruzeiro fora de casa, se recuperar das duas derrotas seguidas para Internacional e Corinthians, ambas por 1 a 0, e diminuir a distância de seis pontos para o G4. O atacante foi o destaque da vitória sobre o Londrina, por 2 a 0, pela Copa do Brasil, e agora vai em busca do primeiro triunfo no Brasileirão.

Além de confirmar Robinho novamente entre os titulares, o técnico Oswaldo de Oliveira já definiu o time e vai escalar força máxima mesmo com o pouco tempo de recuperação após o jogo contra o Londrina, realizado na quinta-feira.

Ele irá promover três alterações na equipe, com Alan Santos entrando na vaga de Alison no meio-campo e Bruno Uvini, que volta à zaga. Ele formará dupla com o experiente Edu Dracena, que começará a primeira partida como titular após oito meses se recuperando de lesão no joelho esquerdo.

O treinador santista lamentou o pouco tempo de preparação, já que os mineiros tiveram a semana inteira de treinamentos. “O trabalho da gestão do Cruzeiro, do Marcelo (Oliveira) e dos jogadores é belíssimo. É um prazer ver o Cruzeiro jogar. Tenho acompanhado não só porque é adversário, mas porque é bom ver o Cruzeiro jogar”, disse.

“Lastimo que não tenhamos uma semana para nos prepararmos nem tempo suficiente de recuperação, mas temos um estímulo grande: jogar contra um time desses é sempre motivador. Vamos tentar fazer um grande jogo contra o melhor time do Brasil nos últimos dois anos”, completou o comandante alvinegro.

FICHA TÉCNICA - CRUZEIRO X SANTOS

Data: 17/08/2014 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Asp. Fifa-RS) e Alexandre Kleiniche (RS)
 
Cruzeiro
Fábio: Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
 
Santos
Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Bruno Uvini e Eugenio Mena Alan Santos, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Leandro Damião e Robinho
Técnico: Oswaldo de Oliveira