Topo

Juan diz que Inter não precisa ser líder agora: "Uma rodada não dá título"

Zagueiro defende ideia de que assumir 1º lugar agora não é vital para faturar título - Jeremias Wernek/UOL
Zagueiro defende ideia de que assumir 1º lugar agora não é vital para faturar título Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Do UOL, em Porto Alegre

18/08/2014 19h02

O Internacional não precisa ser líder ao final da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas sim seguir perto do Cruzeiro. Em crescimento. Com regularidade. Este é o pensamento de Juan, um dos líderes do vestiário vermelho e voz importante no grupo comandado por Abel Braga. A tese do zagueiro é exemplificada com o reflexo da liderança agora na classificação final.

“O campeonato nem na metade chegou, então o mais importante é ganhar os nossos jogos. A liderança agora não vai nos dar o título. Temos que fazer o nosso trabalho e continuar perto das primeiras colocações”, disse Juan nesta segunda-feira, no CT do Parque Gigante.

Dono do melhor aproveitamento pós-Copa, com cinco vitórias seguidas, o Internacional chegou a dormir no primeiro lugar da tabela no final de semana. Depois de ganhar do Goiás por 1 a 0, fora de casa. Mas o triunfo do Cruzeiro em cima do Santos devolveu a ordem da classificação.

“Não tem por que ficar tão triste ou empolgado por estar ou não na liderança agora. Tem confronto direto depois, eles podem tropeçar antes. Nós também podemos tropeçar. Nosso time tem é que seguir somando pontos, fazendo a sua parte”, afirmou o camisa 4.

Neste meio de semana, o Internacional recebe o São Paulo e o Cruzeiro encara o Grêmio, no Mineirão. Uma vitória do arquirrival ajudaria o time de Abel Braga na luta pela primeira posição, mas admitir o interesse em um êxito do tradicional adversário nunca soou bem em Porto Alegre. Juan, com seus argumentos, seguiu a tradição.

“Quem tem que ajudar a gente somos nós mesmos. Eu nem penso nisso”, comentou o defensor sobre a possibilidade de vitória do Grêmio em Belo Horizonte, que auxiliaria a missão do Inter rumo ao primeiro lugar.

As palavras de Juan fecham com a cartilha de Abel Braga, a mesma que fez o Fluminense ter uma ascensão sem volta em 2012. Duas temporadas atrás, o técnico na beira do campo, o time carioca se aproximou do líder Atlético-MG e ficou sete rodadas na segunda colocação. Quando pulou para o lugar mais alto da tabela foi até o fim. É o mesmo plano arquitetado pelo treinador agora, no Beira-Rio.