Topo

Coritiba bate Vitória, vence 1ª no Couto Pereira neste BR e minimiza crise

Do UOL, em São Paulo

20/08/2014 22h50

Enfim, depois de seis tropeços, o primeiro triunfo no Couto Pereira neste Campeonato Brasileiro. Ele veio na noite desta quarta-feira, diante do Vitória, por 2 a 0, com um golaço do jovem Dudu e outro de pênalti de Keirrison. Resultado para amenizar a crise com a torcida, que na última terça foi ao treino do time protestar, especialmente contra Celso Roth.

A vitória tira o Coritiba da lanterna – depois de duas rodadas na parte mais baixa da tabela – e o coloca na 17ª colocação, com 15 pontos, ao menos por enquanto, já que a rodada conta com mais três jogos iniciados às 22h (horário de Brasília).

O time baiano, por sua vez, estaciona nos 15 pontos e acaba ultrapassado pelo próprio Coritiba e pelo rival Bahia, ficando com a vice-lanterna da tabela e voltando à zona de descenso após quatro rodadas fora. Resultado para aumentar ainda mais a pressão sobre o técnico Jorginho, que pode ter feito a sua despedida no comando rubro-negro.

Fases do jogo: Mais um jogo em que o Vitória não se encontrou, assim como no último fim de semana, contra a Chapecoense. Apesar de algumas raras chances, o Coritiba esteve melhor em campo desde o apito inicial. E aos 17min, Dudu fez jus à superioridade dos anfitriões. O prata da casa acertou uma bomba de fora da área – que ainda pegou de leve no travessão antes de entrar – e marcou um golaço. O Vitória só conseguia chegar pelo alto, mas sentia a falta de Dinei, machucado.

Na etapa final, o cenário seguiu parecido. O Coritiba, apesar de não fazer nenhuma atuação brilhante (longe disso), conseguia oferecer mais perigo. E aos 17min, conseguiu praticamente ‘matar’ a partida em um lance bastante questionado pelos rubro-negros. Keirrison foi derrubado na área por Kadu e o árbitro marcou pênalti. O próprio atacante foi para a cobrança e, com categoria, marcou o segundo do Coritiba. Festa da torcida, que não comemorava uma vitória no Couto Pereira desde 16 de abril, data da estreia de Roth no comando.

O melhor: Zé Love. Apesar de não ter participado dos gols, foi quem mais deu trabalho à defesa do Vitória. Até chegou à ir as redes, mas teve o gol anulado pela arbitragem.

O pior: Kadu. Falhou no começo do jogo em lance que quase originou gol do Coritiba e ainda cometeu o pênalti (apesar de discutível) em cima de Keirrison, que praticamente definiu a partida.

Chave do jogo: Toque de bola. Enquanto o Coritiba conseguiu trabalhar a bola, o Vitória encontrou dificuldades para sair jogando e precisou utilizar a ligação direta, que não foi eficaz, até pela ausência de Dinei, machucado.

Para lembrar:

Despedida? De acordo com o jornal A Tarde, Jorginho fez nesta quarta-feira a sua despedida no comando do Vitória. Especula-se que Enderson Moreira seja o próximo treinador rubro-negro.

Entrou na onda. Ainda machucado, Alex acompanhou o jogo do setor social do Couto Pereira. Mais cedo, o camisa 10 aceitou o desafio do balde de gelo e postou o vídeo em seu Instagram. Ele ainda aproveitou para desafiar o ex-goleiro Marcos.

Sentiu... Autor do primeiro gol do jogo, o jovem Dudu – que vinha sendo um dos melhores homens em campo – sentiu a parte anterior da coxa direita ainda no primeiro tempo e teve de ser substituído.