Topo

Figueirense vence Botafogo em jogo ruim, deixa degola e complica rival

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/08/2014 21h23

Em um jogo muito fraco tecnicamente e com poucas chances de gol, o Figueirense se deu melhor na noite desta quarta-feira no Orlando Scarpelli. A vitória por 1 a 0 - conquistada com gol de Clayton logo aos 2min de jogo - em duelo direto entre equipes que lutam para escapar da zona de rebaixamento do Brasileirão trouxe alívio aos catarinenses. Com 17 pontos, a equipe da casa deixa a degola ao subir para a 12ª posição e, para completar, complica o Alvinegro carioca.

O Botafogo, sem encaixar um ataque perigoso durante todo o jogo, se mantém com 16 pontos. A equipe comandada por Vagner Mancini corre risco de voltar ao grupo do descenso ao fim da rodada. O clube de General Severiano espera por resultados de outros adversários e torce por tropeços de Bahia, Vitória, Flamengo e Chapecoense.

Fases do jogo

Sem tempo para respirar, o Botafogo iniciou o duelo pressionado. O Figueirense foi premiado pela estratégia e abriu vantagem logo aos 2min. Clayton recebeu cruzamento da direita e, livre, só empurrou para marcar 1 a 0. Com muita marcação, um novo lance perigoso aconteceu apenas aos 40min. Marquinhos subiu após escanteio e colocou na trave de Jefferson.

Com mudança no meio-campo e um time mais ofensivo, o Botafogo foi para o jogo em busca do empate na segunda etapa. O Figueirense manteve a postura de apostar na velocidade de Clayton sem ser incomodado na defesa, por causa da pouca eficiência adversária na troca de passes.

O melhor: Clayton, com muita velocidade, se destacou em um jogo fraco tecnicamente. Além de marcar para o Figueirense, o atacante foi importante nos contra-ataques e na recomposição para marcar. Ele cansou na metade do segundo tempo e foi sacado por Argel. 

O pior: Gabriel abusou dos erros de passe e prejudicou o esquema montado por Vagner Mancini. O volante do Botafogo irritou tanto ao treinador que acabou substituído durante o intervalo.

Chave do jogo: O planejamento do Botafogo para esperar o Figueirense e jogar fechado ruiu logo aos 2min. Clayton marcou logo no início do primeiro tempo e acabou com a estratégia montada pelo técnico Vagner Mancini.

Para lembrar

Barrado? - Com moral após rejeitar oferta para sair do clube e pelo bom desempenho contra o Fluminense, André Bahia conseguiu virar titular. O barrado foi Dória, jovem visto como a principal promessa do Botafogo. Resta saber se Bahia conseguirá manter o status...

FIGUEIRENSE 1 x 0 BOTAFOGO

Data/hora: 20/08/2014, às 19h30 (de Brasília)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Fabricio Neves Correa (RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS)
Cartões amarelos: Clayton (Figueirense) e Ramírez e Rogério (Botafogo)
Gol: Clayton, aos 2min do primeiro tempo, para o Figueirense

FIGUEIRENSE
Tiago Volpi; Leandro Silva, Nirley, Marquinhos e Roberto Cereceda; Luan (Dener), Rivaldo, Marco Antônio e Giovanni Augusto; Clayton (Pablo) e Marcão (Jean Carlos)
Técnico: Argel Fucks

BOTAFOGO
Jefferson; Edilson, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Gabriel (Rogério), Ramírez (Bolatti) e Daniel (Gegê); Zeballos e Ferreyra
Técnico: Vagner Mancini