Topo

Mano Menezes reclama de jogo em Cuiabá e desfalques em datas Fifa

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

20/08/2014 18h27

Com o futebol brasileiro e seu futuro em xeque, Mano Menezes tem repetido críticas consecutivas à estrutura do esporte no país. Nesta quarta, por exemplo, ele mirou suas armas na direção da permissividade da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e no calendário, esse um alvo recorrente de sua artilharia.

Mano foi afetado diretamente por essas duas situações. O Bragantino, rival do Corinthians nas oitavas da Copa do Brasil, decidiu levar seu mando de campo para Cuiabá, em busca de mais renda. O problema é que, com isso, o clube do Parque São Jorge terá de viajar vários quilômetros a mais.

“Não deveria ser permitido que você levasse o jogo para onde bem quisesse, mesmo sendo mandante. É diferente atravessar o país para jogar. Precisamos estabelecer um limite. Em Cuiabá, as condições de jogo são boas, porque tem gramado bom e iluminação”, disse Mano, ressaltando o fator positivo de uma partida na Arena Pantanal, palco da Copa do Mundo.

O treinador do Corinthians, além disso, sofrerá com as agruras do calendário durante as datas Fifa, quando as seleções fazem amistosos. Gil, Elias e Guerrero foram convocados para suas seleções e desfalcarão o time por três jogos, e Lodeiro e Romero podem se juntar à lista. Mano, que já sofreu do outro lado quando estava na seleção, evita mirar em Dunga.

“Estamos contentes com a convocação dos nossos jogadores. Não cabe ao técnico da seleção ficar pensando na situação dos outros, ele tem o trabalho dele, precisa fazer convocação dos atletas que ele quer e vai ser cobrado por isso”, disse Mano, que argumenta por uma paralisação dos torneios quando as seleções estão reunidas.

“Sabemos onde o problema pode ser resolvido e estamos batendo nessa tecla, que é a dos clubes não jogarem em datas Fifa. Enquanto não resolvermos isso, vamos ter desgaste com os clubes. Claro que o torcedor não vai compreender que em um momento importante o time vai estar desfalcado”, completou Mano.

Corinthians não pedirá adiamento dos jogos
Uma das soluções estudadas para os desfalques durante os amistosos das seleções era um possível pedido de adiamento. Por ter três ou mais convocados, o Corinthians poderia fazer o pedido de mudança à CBF - sem garantia de ser atendido.

Desde a convocação de Dunga, a diretoria do clube se debruçou sobre o tema e consultou a entidade. No fim, decidiu não pedir o adiamento e encarar os compromissos sem Guerrero, Gil, Elias e, possivelmente, Lodeiro. Mano confirmou isso durante a sua entrevista coletiva. 

"O Corinthians não vai pedir o adiamento dos jogos. Nos reunimos, conversamos sobre o assunto e tecnicamente, se poderemos ter uma pequena vantagem agora, lá na frente poderíamos ter um prejuízo muito maior. Não adianta transferir o problema. Sou daqueles que pensa que o primeiro prejuízo é muito menor", disse o treinador.