Topo

Santos perde Robinho, mas Damião desencanta e conduz vitória contra Furacão

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

20/08/2014 21h24

O Santos levou um susto ao perder o atacante Robinho, lesionado, aos 30 minutos do primeiro tempo, mas se superou e contou com a “ressurreição” do atacante Leandro Damião para vencer o Atlético-PR por 2 a 0 nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O camisa 9, que não marcava um gol há dez jogos, desde o dia 30 de março, desencantou ao abrir o placar no finalzinho do primeiro tempo. Damião ainda finalizou com perigo em pelo menos mais duas oportunidades e armou algumas jogadas para os companheiros. Vaiado em diversos jogos na Vila, o centroavante deixou o campo aplaudido ao ser substituído por Souza aos 39 minutos do segundo.

No segundo tempo, Thiago Ribeiro, que também estava marcado pela torcida após perder gols incríveis contra o Londrina, na Vila, na semana passada, pela Copa do Brasil, marcou o segundo gol depois de receber passe de Rildo. Marcelo, do Atlético-PR, ainda desperdiçou um pênalti ao cobrar no travessão no último minuto.

Após vencer o Atlético-PR, o Santos encara o clássico contra o São Paulo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro. Já o time paranaense enfrenta o Bahia no mesmo dia, às 18h30 (de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba.

Fases do jogo:

O Santos tentou pressionar o Atlético-PR desde o início do jogo, mas encontrava dificuldades para entrar na defesa adversária. O meia Lucas Lima, responsável por armar as jogadas do time, prendia demais a bola e não conseguia colocar os atacantes em condições de marcar o gol.

Thiago Ribeiro quase abriu o placar, mas o goleiro Weverton fez uma grande defesa ao espalmar a bola após cabeçada a queima-roupa. Antes disso, o Santos só arriscou duas vezes na primeira etapa, com Damião e Robinho. O camisa 7, porém, sentiu um incômodo na coxa direita aos 30 min, foi substituído por Rildo e agora preocupa para o clássico de domingo contra o São Paulo. 

O gol saiu em uma falha individual do meia Marcos Guilherme, do Atlético-PR, que perdeu a bola para Cicinho dentro da área. O lateral cruzou rasteiro para Damião chutar de perna direita no canto esquerdo do goleiro e quebrar o jejum.

No segundo tempo, o Atlético-PR voltou mais ofensivo, já que perdia o jogo por 1 a 0. No entanto, abusava dos cruzamentos dos laterais Sueliton e Natanael e ainda se atrapalhava nas finalizações. O Santos apostava nos contra-ataques e teve uma grande chance de ampliar com Rildo, que entrou livre na área, mas chutou para fora do gol. O atacante se redimiu ao dar a assistência para o gol de Thiago Ribeiro, aos 21 minutos do segundo tempo.

O melhor: Leandro Damião – Apesar de começar tropeçando, o camisa 9 fez gol, finalizou mais três vezes e ainda deu bons passes.

O pior: Marcos Guilherme – O meia não produziu nada em campo e ainda perdeu a bola para Cicinho no gol de Leandro Damião. Doriva perdeu a paciência com o meia e o sacou no intervalo para a entrada de Douglas Coutinho.

Chave do jogo: Robinho, principal estrela do Santos, sofreu lesão na coxa direita e deixou o jogo aos 30 minutos do primeiro tempo. A equipe santista ficou menos perigosa sem a presença do camisa 7, teve dificuldades para criar, mas contou com a inspiração de Leandro Damião para vencer.   

Toque dos técnicos: Santos e Atlético-PR entraram em campo com o mesmo esquema tático – o 4-2-3-1, bastante utilizados pelos treinadores no futebol brasileiro e mundial. O técnico Doriva liberou o lateral direito Sueliton para apoiar o ataque e provocou muitas dificuldades do lado esquerdo da defesa santista. Com isso, Oswaldo segurou mais os laterais e tentava sair jogando com Arouca, pouco inspirado.

Para lembrar:

Antes de ser o melhor: No primeiro toque na bola, Damião tropeçou, pisou na bola e foi vaiado pelos torcedores.

O delegado: O meia Lucas Lima “prendeu” demais a bola em diversas oportunidades e atrasou muitos ataques e contra-ataques do Santos. Sempre que segurava muito a bola, o meia provocava a ira da torcida.

Ficha Técnica - Santos 2 x 0 Atlético-PR

Local: Estádio Urbano Caldeira, Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 20 de agosto de 2014, quarta-feira
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Marcus Vinicius Gomes (MG)
Renda: R$ 129, 285
Público: 4.612 torcedores

Gols: Leandro Damião aos 45 minutos do primeiro tempo e Thiago Ribeiro aos 21 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Léo Pereira e Dráusio (Atlético-PR)

Santos: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, David Braz, Eugenio Mena; Alison, Arouca, Lucas Lima; Thiago Ribeiro (Stéfano Yuri), Leandro Damião (Souza) e Robinho (Rildo).
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Atlético-PR: Weverton, Sueliton, Dráusio, Léo Pereira, Natanael; Deivid, João Paulo (Otávio), Bady (Delltorre) e Marcelo Guilherme (Douglas Coutinho); Marcelo e Cléo.
Técnico: Doriva