Topo

Sem conseguir embalar, Coritiba e Vitória fazem duelo direto no Couto

Técnico Celso Roth teve sua demissão "solicitada" pela torcida em protesto - Divulgação/Coritiba
Técnico Celso Roth teve sua demissão 'solicitada' pela torcida em protesto Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL, em São Paulo

20/08/2014 06h00

Coritiba e Vitória recentemente conquistaram duas vitórias consecutivas. Isso, porém, não foi suficiente para que eles embalassem na temporada e deixassem as últimas colocações da tabela. E é com este cenário de crise e luta contra o rebaixamento que as duas equipes se enfrentam na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, pela 16ª rodada da Série A

O Coritiba chegou a vencer dois jogos seguidos no fim de julho: bateu o Grêmio por 3 a 2 em plena Arena Grêmio e depois venceu o Paysandu pela Copa do Brasil, por 2 a 0, no Couto Pereira. Mas a boa fase parou por aí. Depois disso vieram empates contra Corinthians e Flamengo e derrotas para Paysandu (que quase o tirou da Copa do Brasil) e Flamengo.

Tais resultados o fizeram cair para a lanterna da tabela, posição em que já se encontra há duas rodadas. Apesar disso, Celso Roth continua com prestígio, ao menos com o presidente Vilson Ribeiro de Andrade, que vê o trabalho do treinador como positivo. Já a torcida não pensa o mesmo, e vem apontando Roth como um dos principais culpados pela má fase do time.

A demissão do técnico foi inclusive uma das exigências feitas pela torcida alviverde em um protesto realizado na tarde da última terça-feira, em frente ao CT da Graciosa. “O trabalho é bom do Celso [Roth]. Não tem o que criticar, ele exige, é competente, mas o resultado não vem, é difícil”, analisou o presidente em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.

E para colocar o Coritiba novamente no caminho das vitórias, Celso Roth fará quatro mudanças em relação ao time que perdeu para o Flamengo no último fim de semana. O meia Robinho, suspenso, dará lugar a Dudu, enquanto o zagueiro Welinton, que retorna de suspensão, ganha a posição de Luccas Claro. As grandes novidades são as entradas do meia Zé Rafael e do atacante Keirrison. Deixam o time Baraka, que falhou contra o Flamengo, e Geraldo.

Já o Vitória conseguiu dois triunfos seguidos ainda mais tarde. Bateu o Criciúma fora por 3 a 1 e depois superou o Grêmio no Barradão, por 2 a 1, no dia 2 de agosto. Depois disso, porém, perdeu do São Paulo por 3 a 1 no Morumbi e empatou com a Chapecoense em casa, em uma atuação para ser esquecida. E mais um tropeço pode colocá-lo de volta na zona de descenso.

O Vitória soma hoje 15 pontos, apenas três a mais que o próprio lanterna Coritiba, que pode ultrapassá-lo caso faça a lição de casa nesta quarta-feira, independentemente do placar.

Para esta partida, o técnico Jorginho não contará com o atacante Dinei, vetado pelo departamento médico por conta de uma lesão no tornozelo. Guillermo Beltrán, que estreou na última rodada, agora faz a sua estreia como titular: “Será um jogo muito difícil, pois o Coritiba está tratando de subir na tabela. Vamos com a mentalidade positiva para ganharmos o jogo”.

Outra novidade é a volta de Luis Aguiar, novamente relacionado após se envolver em confusão com Adriano. Em contrapartida, o zagueiro Alemão e o meio-campista Richarlyson seguem de fora da lista de relacionados por opção do próprio Jorginho.

CORITIBA X VITÓRIA

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 20/08/2014 (quarta-feira)
Horário: 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e Lúcio Ipojucan Ribeiro Silva de Mattos (PA)

CORITIBA
Vanderlei, Reginaldo, Leandro Almeida e Welinton e Dener; Germano, Norberto, Dudu e Zé Rafael; Zé Love e Keirrison
Técnico: Celso Roth

VITÓRIA
Wilson; Ayrton, Roger Carvalho, Kadu e Euller; José Wellison, Adriano, Cáceres e Marcinho; Caio e Guilhermo Beltrán
Técnico: Jorginho