Topo

Corinthians enfrenta Goiás e seu trauma no Brasileiro: Pequenos em casa

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 06h00

Mano Menezes costuma dizer que um campeonato como o Brasileirão se divide em fatias, onde se pode fazer uma avaliação mais precisa do desempenho da equipe. Nesta quinta, o Corinthians vai encarar o Goiás e, consequentemente, seu pior trauma no torneio: jogará em casa contra um time considerado pequeno.

Embora o conceito de tamanho seja bastante questionável, nesse caso ele tem a ver com a postura do time em questão. O Goiás, embora faça boa campanha, não se caracteriza pelo futebol ofensivo. É o pior ataque do Brasileiro, com apenas nove gols marcados.

Times que arriscam pouco dão trabalho ao Corinthians, ainda mais quando ele precisa tomar as rédeas da partida com mais frequência, como ocorre em uma partida em casa. Nesse Brasileiro, em geral, a equipe de Mano Menezes tem tido um desempenho questionável em seus domínios, com apenas quatro vitórias em oito jogos, aproveitamento de 62,5%. 

Três desses tropeços foram contra times pequenos. Figueirense, Atlético-PR e Bahia tiraram pontos do Corinthians. O primeiro, inclusive, foi o responsável pela única derrota do clube na competição, o 1 a 0 que marcou a estreia do Itaquerão.

O aproveitamento nesse cenário é de míseros 22,2% dos pontos. Embora o número de jogos não seja considerável, os sete pontos perdidos em jogos teoricamente fáceis colocariam o Corinthians na liderança do Brasileiro, dois à frente do Cruzeiro.

“Penso que nossa chegada tem de ser mais forte. Já tivemos problema de criação antes, mas não foi assim contra o Bahia. A última linha, o acabamento da jogada, precisa ser mais forte, para criar dificuldade de posicionamento no adversário”, disse Mano Menezes.

A ideia dele é que o Corinthians chegue com mais gente ao ataque. Renato Augusto, que pode substituir Petros caso o clube não consiga o efeito suspensivo, pode dar esse elemento a mais à equipe.

“Renato é um jogador que do meio para frente consegue acrescentar mais por característica e qualificação. Era importante ter o Petros titular para dar consistência, mas em determinados jogos já havia tirado um para colocar o outro porque a equipe precisava mais de acabamento e criação. É isso que vamos tentar equilibrar com a entrada do Renato”, disse Mano.

Do outro lado, com pouco poderio ofensivo e há três rodadas sem vencer, o Goiás não deve sair muito para o jogo. Até no discurso o time destaca que a prioridade é somar pontos, sem importar muito como eles venham.

“O mais importante é retomar os resultados positivos. Claro que se pudermos apresentar uma evolução no setor ofensivo é melhor, mas a principio é focar no resultado positivo, voltar a pontuar é de suma importância”, disse Tiago Real, que ganha nova chance no time titular.

FICHA TÉCNICA
Data: 21/08/2014
Local: Estádio Itaquerão, em São Paulo
Horário: 19h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Gilberto Stina Pereira (ambos do RJ)

CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Renato Augusto e Jadson; Romero e Guerrero
Técnico: Mano Menezes

GOIÁS
Renan; Valmir Lucas, Jackson, Pedro Henrique e Lima; David, Thiago Mendes, Murilo e Tiago Real; Samuel e Bruno Mineiro
Técnico: Ricardo Drubscky