Topo

Damião quebra jejum de 714 minutos e acirra briga por novo ataque do Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

21/08/2014 06h00

O gol do atacante Leandro Damião no finalzinho do primeiro tempo da vitória do Santos contra o Atlético-PR por 2 a 0 na última quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, quebrou um jejum de dez jogos do centroavante sem marcar um gol, mais especificamente 714 minutos. O último gol de Damião havia ocorrido no dia 30 de março, na semifinal do Campeonato Paulista.

Além do gol, Damião armou boas jogadas, brigou com os zagueiros, finalizou diversas vezes e deixou o campo aplaudido pela torcida ao ser substituído aos 39 minutos do segundo tempo.

A “ressurreição” de Damião acirra a briga para a formação do novo ataque do Santos. Isso porque o atacante Gabriel Barbosa, artilheiro do time na temporada, com 15 gols, volta ao elenco após defender a seleção brasileira sub 20 no Torneio Internacional de Cotif, em Valência, na Espanha.

Gabigol sofreu uma lesão na semifinal da competição e será avaliado pelo departamento médico do Santos nesta sexta-feira. O camisa 10 não está confirmado como titular, pois Oswaldo de Oliveira aprovou a atuação de Rildo, destaque do time no segundo tempo da partida contra o Atlético-PR.

Além disso, o treinador vai esperar os exames de Robinho para definir o ataque titular. O camisa 7 foi substituído por Rildo aos 30 minutos do primeiro tempo após sentir um incomodo no músculo posterior da coxa direita e é dúvida no clássico contra o São Paulo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Morumbi, pela 17ª rodada do Brasileirão.

“Ainda não, vou pensar nisso, vai depender dessa questão do Robinho (lesão), Rildo também foi bem, vamos aguardar e ver como ele (Gabigol) chega. O Gabriel depende de como ele chegar na sexta de manhã, se estiver bem, vai para o jogo sim.”, afirmou Oswaldo.

Assim como Damião, Thiago Ribeiro também reencontrou o gol ao balançar as redes pela primeira vez no Brasileirão. No mesmo jogo, Oswaldo ainda viu Rildo substituir Robinho à altura.

“Claro que prefiro que o Robinho esteja em ordem, mas a gente sabe que essas coisas vão acontecer na competição. O calendário é muito duro, já é uma retórica cansativa, sempre falamos disso, mas não dá pra deixar de falar. Robinho fez quase três treinos com o grupo, jogou o quarto jogo, é um acúmulo”, disse.

Caso Robinho não seja vetado por lesão, Oswaldo de Oliveira terá cinco jogadores – Robinho, Damião, Thiago Ribeiro, Gabriel e Rildo – brigando por três posições.

A briga acirrada no ataque do Santos pode refletir na posição de Lucas Lima. O meia não fez uma boa partida contra o Atlético-PR e deixou a torcida nervosa ao prender demais a bola. Desta forma, Oswaldo pode utilizar Gabigol na função de armador, como ocorreu no Campeonato Paulista, ou até mesmo Robinho.