Topo

Muricy diz que SP de 2013 não era profissional. E que corrigiu isso

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 06h00

Muricy Ramalho não foi, na noite desta quarta-feira, o mesmo que torcedores e principalmente jornalistas estão acostumados ver após as partidas. A impaciência habitual, mais frequentes nas últimas semanas pelo mau desempenho recorrente do São Paulo, deu lugar ao alívio e a algumas brincadeiras após a vitória sobre o Internacional no Beira-Rio, por 1 a 0. E, com isso, apareceu também uma revelação mais clara sobre o que Muricy pensava sobre o time que assumiu na zona de rebaixamento do Brasileirão em setembro de 2013.

O treinador falou com todas as letras: faltava profissionalismo ao São Paulo de um ano atrás. Na crise do ano passado, a diretoria presidente por Juvenal Juvêncio tinha Adalberto Baptista como diretor de futebol e homem forte do departamento. O dirigente acabou fora do cargo após atrito público com Rogério Ceni, logo depois da demissão de Ney Franco. Paulo Autuori, então, voltou. E não durou nem dois meses. Nesta quarta-feira, Muricy falava sobre o elenco de hoje quando desviou o pensamento para o ano passado.

“Hudson foi contratado porque fez um excelente Campeonato Paulista, foi o jogador que mais roubou bola, isso é importante porque ali começa o jogo. Ele estava há muito tempo sem jogar, mas os caras que estavam treinando como ele estava treinando, sem biquinho, estavam preparados. Temos várias competições e toda hora tem cartão e jogador é obrigado a ser profissional. Aqui o cara jogando ou não jogando tem que ser profissional. Ano passado quase fomos para segunda divisão porque não tinha isso. Esse ano tem que ser profissional senão sai”, falou o treinador, mostrando uma mudança de gestão e criticando o que foi feito em 2013. “E o Hudson se encaixa nisso. Temos o Souza, o Maicon, que estavam jogando e hoje ganhamos mais um jogador, que é o Hudson. Mas claro que vai ter vários jogos que não vai jogar, vai ter que esperar, mas aqui é assim”, completou.

Anteriormente, em todas as vezes em que falou sobre a gestão passada e o planejamento para 2013, Muricy falou sobre clima negativo, ambiente de trabalho contagiado por pessimismo, mas nunca tinha falado sobre falta de profissionalismo. O técnico também disse que a escolha dos atletas para a montagem de elenco de 2014 foi baseada exatamente no que julgou faltar no ano da crise.

“Escolhemos a dedo esses caras, como pessoas principalmente. É legal estar no G4, mas tem que ser mais consistente, a gente não pode oscilar tanto como a gente estava fazendo”, disse o treinador, que novamente falou sobre o ambiente de profissionalismo.

“Nós temos jogadores acima da média no aspecto intelectual e o ambiente é muito bom. Senão, contra o Bragantino, a gente tinha fracassado. Como temos bom ambiente e eles acreditam no treinador estamos saindo do nocaute”, completou.