Topo

Cruzeiro tem maior vantagem da história, mas técnico quer 'esquecer' rivais

Do UOL, em Belo Horizonte

22/08/2014 06h00

Com a vitória sobre o Grêmio, por 1 a 0, o Cruzeiro contou com o tropeço do Internacional diante do São Paulo, na quarta-feira, para voltar a abrir cinco pontos de frente na liderança. Essa é a maior vantagem na história dos pontos corridos após 16 rodadas.

Somente o Fluminense, em 2010, tinha conseguido abrir a mesma distância para o segundo colocado. À época, o time carioca possuía 36 pontos contra 31 do segundo colocado Corinthians, a mesma pontuação de mineiros e gaúchos nesta edição do Brasileirão.

Depois de construir a boa vantagem no início, o tricolor carioca acabou se sagrando campeão no fim da competição daquele ano, o que tem se tornado cada vez mais comum nas últimas edições do Campeonato Brasileiro. Três dos últimos quatro campeões já eram líderes nessa mesma altura do campeonato.

O técnico Marcelo Oliveira, no entanto, prefere esquecer a distância para os rivais e se concentrar nos objetivos da equipe. “Não pode ficar preocupado com a vantagem para o Internacional, o Corinthians ou qualquer outra equipe, vamos olhar para frente e tentar ganhar os jogos”, disse.

E o time vem seguindo essa receita, pois chegou ao oitavo jogo de invencibilidade no Brasileirão. “São seis vitórias e dois empates. É isso aí, temos que ir acumulando pontos, fortalecendo, melhorando trabalhando. Não temos que estar preocupados em relação ao que está atrás”, observou.

“Tem que pensar no objetivo traçado e seguir em frente, tentando pontuar, mantendo o aproveitamento alto no Mineirão e buscar pontos fora de casa. Vamos lá para Goiás com esse sentimento”, acrescentou o treinador, já se referindo ao duelo contra o Goiás, no domingo, às 18h30.

Dessa forma, o técnico já estabeleceu o objetivo da equipe para o primeiro turno, que é ao menos de alcançar os 40 pontos e repetir a campanha do ano passado. No entanto, ele quer que o time termine com 43 pontos, que possibilitaria ser campeão com 30 pontos no returno.

“Temos agora 36 pontos e nove a disputar, então há uma possibilidade de atingir a mesma meta do ano passado, que foram 40 e até mais. É um número expressivo para o primeiro turno. São três jogos superdifíceis pela frente, o importante é preparar abem, não está preocupado com a diferença, mas a pontuação que a gente pode fazer”, concluiu.

Além do Goiás, no Serra Dourada, o Cruzeiro ainda enfrentará a Chapecoense, no Mineirão, e fechará o turno diante do Fluminense, no Rio de Janeiro. Para o jogo contra os cariocas o treinador terá ao menos cinco desfalques por causa das convocações de Samudio, para a seleção paraguaia, Lucas Silva e Alisson, para a seleção de base, e Everton Ribeiro e Ricardo Goulart para a seleção principal.