Topo

Eduardo da Silva sofre com Luxa e forma física, mas abre espaço no Fla

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/08/2014 06h03

Ainda que não seja titular absoluto, Eduardo da Silva é o protagonista da arrancada do Flamengo no Campeonato Brasileiro. O brasileiro naturalizado croata atravessa fase de readaptação ao futebol nacional e é um dos atletas observados com maior proximidade por Vanderlei Luxemburgo, que faz cobranças com regularidade.

A busca pela forma física ideal é a principal briga do atacante flamenguista. Com pouco mais de um mês no clube, Eduardo da Silva ainda é visto com ressalvas por Luxa para entrar no início das partidas. Tal condição só aconteceu na partida contra o Coritiba, em que o camisa 23 teve atuação apagada na vitória por 1 a 0.

É com bons desempenhos quando vai para o jogo no segundo tempo que Eduardo da Silva abre espaço no Flamengo. O objetivo no momento é se consolidar como titular e manter o mesmo nível. Na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, o atacante foi reserva mais uma vez.

Com o segundo tempo em andamento, o atacante entrou em campo foi fundamental para a virada no Maracanã: sofreu penâlti – convertido por Léo Moura – e marcou o gol da vitória.

“É um jogador que está se adaptando ao Brasil, estava há 16 anos fora. Quando coloco com o adversário cansado, a técnica aflora. Preferi guardar e botar depois. Sabia que ia ser um jogo muito intenso, e ele entrou muito bem. É muito técnico, mas falta ritmo. Aqui, a preparação e o ritmo são diferentes. Mas ele já está ajudando muito. Ele tá tendo uma evolução natural, e a estratégia é tentarmos tirar dele o máximo que pode dar”, elogiou Luxemburgo.

Neste domingo, contra o Criciúma, o Flamengo terá o retorno de Alecsandro. O atacante é mais um obstáculo para Eduardo da Silva garantir posição de titular. A calma, no entanto, deve seguir como mantra do brasileiro naturalizado croata para garantir uma vaga no time principal rubro-negro.

O próprio jogador admite que jogar 90min ainda é arriscado. “A cada treino que passa me sinto bem melhor, mais adaptado. Essa é uma questão do treinador. Tenho certeza que consigo jogar 90 minutos, mas não sei se no mesmo ritmo”, ressaltou.

Embalado por três vitórias seguidas no Brasileiro, o Flamengo volta a campo no próximo domingo. Em Santa Catarina, o Rubro-Negro enfrenta o Criciúma a partir das 16h. Com 19 pontos, a equipe comandada por Luxemburgo se distancia da zona de rebaixamento, mas precisa da vitória para desgarrar ainda mais dos times que brigam contra a degola.