Topo

Para evitar rebaixamento no Brasileiro, Palmeiras terá que imitar rival

Ricardo Gareca segue como aposta do Palmeiras para fugir da crise - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Ricardo Gareca segue como aposta do Palmeiras para fugir da crise Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/08/2014 06h00

A situação do Palmeiras no Brasileirão é, sem dúvida, preocupante: com 14 pontos em 16 rodadas, ocupa a lanterna da competição. Apesar de já ter ligado o sinal de alerta nos torcedores, o alviverde ainda não perdeu a batalha: pode permanecer na elite do futebol brasileiro, se conseguir imitar os feitos de um rival em 2013.

No Brasileirão do ano passado, após 16 rodadas, o São Paulo tinha os mesmos 14 que o rival agora em 2014 – um jogo a menos (a partida diante do Náutico, pela décima rodada, havia sido adiada). Acabava de vencer o Fluminense, após uma série impressionante de dez jogos sem vitória na competição nacional.

A vitória contra os cariocas esboçou uma reação, que não se concretizou. Na sequência, o clube do Morumbi empatou com o Botafogo, ganhou do Náutico e voltou a tropeçar contra Criciúma e Coritiba. Chegou a 20ª rodada com apenas 19 pontos.

O Palmeiras, hoje, enfrenta crise muito parecida – o jejum de vitórias é de dez jogos. Se conseguir conquistar cinco pontos nos próximos três jogos, o alviverde, entretanto, chegará à 20ª rodada na mesma situação do rival em 2013. Foi ali, no ano passado, que o São Paulo contratou Muricy Ramalho e começou sua arrancada pela recuperação.

Com três vitórias consecutivas, sobre Ponte Preta, Vasco e Atlético-MG, Muricy tirou o time da zona do rebaixamento, e começou uma escalada que terminou na nona colocação, com 50 pontos, a seis da zona da degola.

A história do rival dá esperança ao Palmeiras – apesar do começo difícil, há tempo para reverter a situação. Assim como o alviverde fará neste ano, o São Paulo também não recorreu a reforços em 2013, e evitou o desastre com o elenco que tinha.

A diferença, porém, é que o clube do Morumbi apostou no choque de uma troca de treinadores ao demitir Autuori e contratar Muricy. A diretoria palmeirense, até agora, deixou claro que mantém firme a aposta em Ricardo Gareca – o técnico também diz que não quer abandonar o barco, mas já disse ter seus limites para os maus resultados.

As próximas rodadas do Brasileirão serão decisivas para testar os limites do argentino. Se quiser arrancar no campeonato afastar o fantasma da Série B, sem trocar o comando técnico do time, o Palmeiras precisa vencer logo.

A primeira oportunidade será neste sábado, no Pacaembu, diante do Coritiba, que tem 15 pontos e é um rival direto na briga para sair da zona do rebaixamento.