Topo

Com gol de Tardelli, Atlético bate Internacional e 'ajuda' rival Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

23/08/2014 20h22

Em jogo truncado, marcado por muita correria e chances incríveis desperdiçadas de gols, o Atlético-MG contou com uma jogada inspirada de Diego Tardelli para vencer o Internacional, por 1 a 0, na noite deste sábado, no Independência. Os dois times, que vinham de derrotas para Flamengo e São Paulo, na rodada do meio de semana, buscavam se reabilitar e fizeram uma partida intensamente disputada. O time atleticano, que dos seis últimos pontos disputados, na condição de visitante, somou apenas um, apostava suas fichas no ‘Caldeirão do Independência' e foi recompensado. Já o Internacional sofreu sua segunda derrota consecutiva.

O alvinegro fez promoção de ingressos, atraiu um ótimo público e que fez sua parte, tentando empurrar a equipe até o final da partida. Com o resultado, o time atleticano foi a 27 pontos, reassumindo a sexta colocação, a três pontos do São Paulo, que fecha o G4, com 29. A derrota do Internacional foi benéfica ao Cruzeiro, que foi auxiliado pelo arquirrival atleticano. O time celeste lidera o Brasileirão com 36 pontos e que se vencer o Goiás, na noite deste domingo, poderá abrir oito pontos em relação ao time gaúcho, ainda vice-líder, com 31 e que deve perder essa posição, com o complemento da rodada de domingo.

As fases do jogo: O primeiro tempo foi disputado com muita intensidade, desde que a bola rolou, quando o Atlético-MG tentou jogada ensaiada de ataque. Durante a maior parte dessa etapa, houve pressão atleticana, que criou e desperdiçou as melhores oportunidades, em bolas cruzadas dos dois lados, que passaram pela área colorada, sem que nenhum atleticano conseguisse colocar a bola nas redes. Na melhor dessas chances, Pedro Botelho recebeu de Dátolo avançou e bateu cruzado, torto. André se atirou, mas não conseguiu tocar a bola. O Inter também levou perigo, em alguns rápidos contra-ataques, mas com erros de finalização. Os goleiros Dida e Victor só fizeram intervenções – uma e três, respectivamente – na reta final dessa fase.

O Internacional voltou sem D’Alessandro, que teve atuação apagada na etapa inicial e que deixou o jogo reclamando dores musculares. Ele foi substituído por Alex, que era dúvida para o jogo e que começou no banco por questões físicas. O Atlético voltou com a mesma formação. A exemplo da etapa anterior, a partida continuou muito disputada, com grande disposição de marcação dos dois lados. Nesse período, aconteceram chances evidentes, dos dois lados. Rafael Moura desperdiçou duas. Na primeira Victor defendeu. Na segunda, conseguiu chutar na trave, após driblar o goleiro da casa. A resposta atleticana foi com Diego Tardelli, que arrancou livre e, na frente de Dida, errou por muito o alvo. O jogo foi aberto até o final, com a busca do gol, e Diego Tardelli fez aos 37 min.

O melhor: Diego Tardelli – Novamente foi o melhor jogador atleticano, confirmando a sua boa fase, que o levou à seleção brasileira. Ele criou as melhores chances do alvinegro, desperdiçou uma incrível, mas fez o gol.

O pior: André – Ganhou nova chance no time titular, com a decisão de Levir Culpi barrar Jô. Não aproveitou. Teve atuação apagada, pouco produziu ofensivamente e foi vaiado ao ser substituído pelo treinador atleticano, que colocou Marion em campo.

A chave do jogo: Vontade maior que a técnica –Não faltou disposição ao dois times, que disputavam cada lance com enorme vontade. Mas, ambos se igualaram em erros, faltando qualidade no passe e também nas finalizações. Diego Tardelli era uma exceção pelo lado atleticano, enquanto jogadores de maior capacidade pelo time gaúcho, como D’Alessandro e Aránguiz, ficaram devendo. O argentino jogou apenas a primeira etapa, pois sentiu um problema muscular e foi substituído por André. Em um jogo em que as chances de gols não foram muitas, finalizar mal foi um problema, até que Tardelli quebrou essa sina.

Para lembrar:

Jô barrado. Sem marcar gols desde 10 de abril último, o atacante, que disputou a Copa do Mundo no Brasil e que também passou em branco, foi para o banco de reservas. Levir Culpi optou pela escalação de André, que teve atuação apagada e criticada por parte da torcida atleticana. Foi substituído no segundo tempo e o treinador optou por Marion. Jô entrou aos 30 min na vaga do volante Rafael Carioca.

Gramado com falhas. Depois de sediar há uma semana um festival de Axé e receber dois jogos do América-MG pela Série B, além da preliminar em que o Atlético-MG venceu o Bahia, por 2 a 1, pela Taça BH de Futebol Júnior, o gramado do Independência apresentava falhas em alguns setores, especialmente nas laterais.

Promoção fez sucesso. A torcida do Atlético-MG respondeu de forma positiva à redução nos preços dos ingressos – o mais barato custou R$ 10 –, lotando o Independência. Na entrada do alvinegro em campo, a festa foi grande, com muito entusiasmo dos torcedores.

Outra placa para Tardelli. Depois de receber, recentemente, homenagem pelos 100 gols marcados com a camisa atleticana, Diego Tardelli recebeu outra placa, antes do jogo com o Internacional, por ter completado, na última quarta-feira, diante do Flamengo, 200 jogos pelo alvinegro mineiro. “Quero continuar honrando esta camiseta, quero seguir fazendo gols e história no Atlético”, disse.

Jogadores contundidos. O técnico Abel Braga teve de fazer duas mudanças por contusões. O argentino D’Alessandro jogou só o primeiro tempo, por causa de problema muscular. O lateral direito Wellington Silva não conseguiu acompanhar Diego Tardelli, numa arrancada do atleticano, aos 15 min, e também deixou o gramado machucado.

ATLÉTICO-MG 1 X 0 INTERNACIONAL
Data: 23/8/2014 (sábado)
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (ASP-Fifa-SP)
Auxiliares: Bruno Boschilla (Fifa-PR) e Rogério Pablo Zanardo (ASP-Fifa-SP)
Cartões amarelos: D'Alessandro, Wellington (Inter); Luan, Diego Tardelli (Atlético-MG)
Gols: Diego Tardelli, aos 37 min do segundo tempo

Atlético-MG
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Josué, Rafael Carioca (Jô), Maicosuel (Luan) e Dátolo; Diego Tardelli e André (Marion)
Técnico: Levir Culpi

Internacional
Dida; Wellington Silva (Cláudio Winck), Ernando, Juan e Fabrício; Wellington, Ygor, Aránguiz, Valdívia (Otávio) e D'Alessandro (Alex); Rafael Moura
Técnico: Abel Braga