Topo

Cruzeiro está perto de estabelecer novo recorde de pontuação no Brasileirão

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

23/08/2014 06h00

Restando apenas três rodadas para o fim do primeiro turno e ainda com nove pontos em disputa, o líder Cruzeiro pode estabelecer um novo recorde de pontuação. Se conquistar três vitórias, o time pode alcançar a inédita marca de 45 pontos em um só turno, que representa 79% de aproveitamento.

Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado no formato atual, em pontos corridos e com 20 clubes, nenhuma equipe conseguiu chegar a tantos pontos somente em um turno. Atlético-MG e Grêmio foram os times que tiveram o melhor desempenho até então.

Em 2012, o Atlético-MG também obteve um ótimo início de competição e terminou a primeira metade com 42 pontos. Foram 13 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas do time de Cuca. Já o Grêmio de 2010, sob o comando de Renato Gaúcho, teve exatamente o mesmo rendimento, mas foi no returno do Brasileirão.

O técnico Marcelo Oliveira já deixou claro que o objetivo é superar o desempenho da equipe celeste no ano passado, quando levantou o caneco. “Temos agora 36 pontos e nove a disputar. Então, há uma possibilidade de atingir a mesma meta do ano passado, que foram 40 (pontos) e até mais”, disse o treinador.

Para alcançar essa meta, no entanto, o time estrelado não terá facilidade. Nos três jogos restantes, dois serão fora de casa, contra Goiás e Fluminense, adversários que podem ser considerados complicados e diante dos cariocas estará desfalcado de Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Lucas Silva, por causa da seleção brasileira. Já o jogo contra o Chapecoense, no Mineirão, teoricamente é o mais fácil. 

Se conseguir sete pontos nesta sequência de partidas, o Cruzeiro ao menos iguala a Grêmio e Atlético-MG como o melhor desempenho em um único turno do Brasileirão, com 75% de aproveitamento, que é o mesmo que o time celeste obteve nessas 16 rodadas iniciais.

O volante Lucas Silva espera que a equipe possa ampliar ainda mais a distância para os concorrentes. “Quanto mais se distanciar dos grandes times na briga, vai ser melhor, porque o futebol brasileiro é muito competitivo e vamos ter gordura para queimar. Não podemos dar brecha para os rivais”, ressaltou.

Para atingir essa meta, o time celeste também terá que melhorar o rendimento fora de casa. Atualmente a equipe de Marcelo Oliveira é a segunda melhor visitante, com 58% de aproveitamento atrás do Corinthians, que tem 62%. Os mineiros perderam a primeira colocação após dois empates contra Botafogo, 1 a 1, e Criciúma, 0 a 0, jogando fora de casa.

O técnico Marcelo Oliveira, no entanto, crê que as vitórias no Mineirão, sobre Santos, por 3 a 0, e principalmente contra o Grêmio, em que venceu pelo placar mínimo e com gol apenas aos 40 minutos do segundo tempo quando, deixaram o time mais confiante para voltar a vencer longe de seus domínios.

“O jogo contra o Goiás certamente vai ser difícil. Mas a partida do Grêmio teve a vitória em casa e o aspecto psicológico, para mostrar que teremos dificuldades para ganhar o campeonato. Vamos com esse pensamento para buscar a vitória em Goiânia”, garantiu o comandante estrelado.