Topo

Luxa completa 1 mês no Fla com carta branca de cartolas e 'mantra' a elenco

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/08/2014 06h04

Um mês depois e com um aproveitamento de 80% no Campeonato Brasileiro, Vanderlei Luxemburgo só aumenta a sua força no comando do Flamengo. Contratado no dia 23 de julho e em meio à grave crise no clube, o treinador ganhou carta branca da diretoria e realizou todas as mudanças que julgava necessárias. De contratações a afastamentos de jogadores com direito a promoções de ingressos, Luxa esteve envolvido em todas as decisões. Mesmo com sucesso, um conselho aos atletas virou quase que um “mantra” nesta quarta passagem pela Gávea.

“Sair da confusão” é a frase mais dita por Luxemburgo desde que foi escolhido para ocupar o lugar de Ney Franco e liderar a recuperação do Flamengo no Brasileiro. Com 19 pontos e na 13ª colocação, o técnico não abre mão de usar a frase de efeito para explicar qual tem que ser a prioridade dos jogadores no campeonato.

“Temos que reconhecer que somos um time que carrega o saco de cimento, e isso é uma virtude, uma humildade. Essa equipe precisa entender que a grande virtude dela é trabalhar. Não temos os jogadores que as outras equipes têm, e isso não é defeito. É uma virtude reconhecer que não somos um time técnico, mas de trabalhadores. Não podemos mudar. Temos que sair dessa confusão. Se o Flamengo não cair, este é o campeonato do Flamengo. O torcedor entendeu essa proposta e vai continuar conosco”, explicou Luxa.

O discurso pouco sonhador não é visto com reservas pela torcida. Flamenguista confesso, Luxa apostou na reaproximação do time com os torcedores. A estratégia deu certo. Foi com a força das arquibancadas que o Flamengo arrancou vitórias sofridas no Maracanã, contra Botafogo, Sport e Atlético-MG.

A possibilidade de voltar a contar com o apoio em massa dos torcedores aconteceu por força de Luxa, que batalhou para fazer a diretoria esquecer os jogos fora do Rio de Janeiro e os ingressos caros. Motivados por essas mudanças, os rubro-negros carregam o time. A dependência é admitida pelo treinador.

Com ambiente favorável, jogadores até então perseguidos ou sem importância no elenco ganharam espaço. João Paulo, Marcelo e Paulo Victor, por exemplo, conseguiram convencer técnico e torcida.

Luxa, com isso, conseguiu ter tranquilidade para lidar com possíveis pressões por causa da decisão de afastar jogadores como Elano e Felipe. O primeiro já acertou rescisão contratual, enquanto o outro está afastado do elenco principal e nem bem é lembrado pelos rubro-negros.