Topo

Oswaldo vê Kaká mais lento e descarta marcação especial e 'retranca'

Samir Carvalho

Do UOL, emSantos (SP)

23/08/2014 06h00

O técnico Oswaldo de Oliveira reconhece as qualidades técnicas do meia Kaká, mas descartou marcação especial no camisa 8 no clássico entre São Paulo e Santos neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Morumbi, válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Oswaldo, que comandou Kaká no tricolor paulista em 2002, ressaltou que o jogador está mais lento e que não possui a mesma arrancada que o consagrou no início de carreira e, principalmente, em sua primeira passagem pelo Milan, da Itália.

"Mudaram muito (as qualidades). Kaká era reconhecido pelas grandes arrancadas. Hoje é um jogador que joga num ritmo diferente, com a mesma inteligência e usando muito mais a experiência, muito mais o espaço. O gol do São Paulo contra o Inter mostra isso. Eu não sei o que é pior para o Santos, a juventude do Kaká ou a experiência", disse o treinador.

"O Santos não vai mudar nada da forma de jogar (para marcação especial). Pode mudar um ou outro jogador, por causa da competição, mas nós vamos jogar como sempre", completou.

Oswaldo de Oliveira também rejeita modificar a estratégica tática do Santos para encarar o quarteto ofensivo do São Paulo, formado por Kaká, Ganso, Alexandre Pato e Alan Kardec.

O treinador, inclusive, não aceitaou o rótulo de retranqueiro ao explicar o motivo da equipe santista obter a segunda melhor defesa da competição. O alvinegro praiano sofreu apenas onze gols no Brasileirão e só perde para o Corinthians, que foi vazado somente nove vezes.

"Não penso (retranca), vamos jogar da mesma maneira que temos jogado, da mesma maneira, que é defensiva, também. Temos uma das melhores defesas da competição. O Santos tem a capacidade de defender e de atacar, embora algumas vezes não tenhamos sido tão efetivos atacando. Mesmo nos jogos que perdemos tivemos mais oportunidades que os adversários", disse o treinador.

Para o duelo contra o São Paulo, Oswaldo de Oliveira não contará com a sua principal estrela, o atacante Robinho, que sofreu um estiramento muscular na coxa direita na vitória santista contra o Atlético-PR por 2 a 0 na última quarta-feira, na Vila Belmiro, e deve desfalcar o time por cerca de 15 dias. .

O atacante Rildo, que substituiu Robinho diante dos paranaenses, e Gabriel Barbosa, que se reapresentou a Oswaldo na última sexta-feira após defender a seleção brasileira sub 20 no Torneio Internacional de Cotif, na Espanha, brigam pela posição. O treino da manhã deste sábado, no CT Rei Pelé, definirá o titular.